Em Minas, Ciro Gomes avisa que Lula quer destruir a chapa de Simone e a terceira via

Ciro Gomes durante visita à Comunidade Terra Nossa, em Belo Horizonte

Ciro Gomes fez campanha na periferia de Belo Horizonte

Marcelo Machado
O Tempo

O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, disse neste fim de semana, em Belo Horizonte, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também pré-candidato à presidência, está articulando para minar a pré-candidatura de Simone Tebet (MDB), que tem o apoio de PSDB e Cidadania. A declaração de Ciro foi dada durante visita dele ao Centro Cultural do Cafezal, no Aglomerado da Serra, região centro-sul da capital mineira.

Ciro estava acompanhado da esposa Gisele, do presidente nacional do PDT (Carlos Lupi), do presidente estadual do PDT (deputado federal Mário Heringer) e da vereadora Duda Salabert (PDT).

ARMAÇÃO DE LULA – Questionado se haveria possibilidade de formar uma chapa de terceira via com Simone Tebet, Ciro afirmou que Lula vai agir na segunda-feira (18) para desestabilizar a emedebista:

“Eu tenho afeto e respeito pela senadora Simone Tebet. O problema da Simone Tebet é o partido dela. Vou antecipar aqui. Na segunda-feira (18), uma coisa que eu considero completamente errada, o Lula vai tentar destruir a candidatura da Simone Tebet fazendo mais um conchavo desses despudorados que ele está fazendo, reunindo dez sessões estaduais do MDB, que é o partido dela. E eu torço que ela consiga superar, porque isso é muito ruim para o Brasil, o Lula querer destruir as opções”.

De acordo com Ciro, essa é uma estratégia recorrente do candidato petista.”O Lula já tentou fazer o mesmo com a opção do PDT. Tentou invadir o meu partido e continua tentando invadir o meu partido. Não é para oferecer uma proposta, é para silenciar aquelas vozes que não têm compromisso com a ladroeira e com a crise econômica que ele produziu”.

NÃO É PROVÁVEL – Sobre a possibilidade de se unir a Simone Tebet para formar uma chapa mais competitiva de terceira via, Ciro não acredita nessa viabilidade.

“Eu devia dizer habilmente que sim, que eu gostaria muito, mas não é provável, porque o MDB faz parte da parte mais podre do sistema, justamente aquilo que eu mais gravemente confronto. Então, se a Simone Tebet é uma pessoa pela qual eu tenho afeto e estima, mas não vejo concretamente como o MDB viesse em meu socorro na medida em que eu sou contra o modelo econômico e de governança política que eles representam”.

O pré-candidato pelo PDT afirmou que as “mulheres vão salvar o Brasil”, em referência ao fato de o eleitorado feminino ser numericamente superior ao masculino, conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).