Abalando por Aí… Mendonza…

por Taciana Leitão

Experimentá Mendonza…

mendoza-1Mendoza está situada no centro-oeste da República Argentina, ao pé da cordilhera de los Andes, podendo-se chegar de avião ou por vía terrestre através da Rodovia 40 e pela Rodovía 7 ou corredor bioceânico, que atravessa o país de Leste a Oeste, e estabelece a conexão entre Buenos Aires e Santiago do Chile.

Junto com as províncias vizinhas de San Juan, San Luis e La Rioja, formam a região de Cuyo.Malbec

Em Mendoza, são mais de 1000 vinícolas e elas produzem aproximadamente 400 milhões de litros por ano, fazendo com que a vinicultura torne-se um dos principais emblemáticos atrativos da região. Através de excursões como “los caminos del vino” e “rutas agroalimentarias”, pode-se desfrutar desta aliança através de passeios a cavalo ou de bicicleta por entre os  vinhedos, sobrevoar as plantações em um balão ou até mesmo hospedar-se dentro das vinhas.mendoza-patio-dining aventura-bike

As paisagens naturais de Mendonza formam um dos principais cenários para a prática de turismo de aventura. Rafting, cool river, hidrospeed, canoagem, body board e caiaque são algumas dos esportes praticados nos rios de Mendonza, Existem espalhadas 08 represas nas quais é possível praticar navegação à vela, esqui aquático, windsurfe e pesca esportiva. Ahhh… e nas montanhas outras atividades apaixonantes podem ser realizadas como: rappel, mountain bike, escalada e tirolesa, sem contar com os complexos turísticos que oferecem estrutura para prática de esportes invernais, assim como a prática de esqui tradicional, snowboard, snowcat, windski entre outros, oferecendo inclusive aluguel de equipamentos.

CERRO ACONCAGUA las LeñasMendonza conta com 14 áreas naturais, são paisagens únicas como o Monte Acocágua, cume da América, desde seus 6962 metros sobre o nivel do mar, É um parque natural de fácil acesso, localizado no caminho internacional que leva ao Chile, que oferece trajetos de subida ao morro com diferentes graus de dificuldade, chamando atenção de montanhistas e praticantes de trekking. Como também um bosque de algarobeiras centenárias cercadas pala flora e fauna típicas do deserto mendocino, cavernas com formas minerais estranhas, uma lagoa numa caldeira vulcânica antiga e uma zona com espetaculares eventos vulcânicos que possui mais de 400 vulcões de diferentes tamanhos. Por lá, também, se localizam 06 pontos com águas termais, dos quais 02 centros possuem equipamentos e infra-estrutura adequada para receber turistas: CACHEUTA em Luján de Cuyo e LOS MOLLES em Malargue.

As hospedarias urbanas, como eles chamam, as de categoria superior, geralmente possuem Spa. Pode-se incluir programas completos de hospedagem, gastronomia especial, tratamentos e atividades recreativas. As modalidades de tratamento, mais conhecidas, que são: “vinoterapia e “olivoterapia” e, recentemente um estabelecimento incorporou a “chocolaterapia”.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A arquitetura da cidade está formada por 05 praças, uma central, Praça Independência e em suas pontas, outras quatro: Itália, España, San Martín e Chile. As árvores compõem mantos verdes sobre as ruas irrigadas pelas acéquias que foram idealizadas pelos huarpes no período colonial. O microcentro concentra a maioria das lojas da cidade e é por onde transita o Tranvia Urbano (um bonde urbano), um meio de transporte charmoso para passear e fazer compras. Shoppings e demais centros comerciais estão localizados na periferia da cidade, já os bares estão na boêmia Alameda repleta de cultura e espetáculos ou na rua Aristides Villanueva onde se encontram os jovens. Vale um passeio incrível pelo Parque General San Martín, uma das obras paisagísticas mais atrativas da América. Um lugar repleto de natureza, chafarizes e esculturas no qual é possível visitar: o morro Cerro La Gloria, o Jardim Zoologico, o Lago, o Museu de Ciências Naturais, o Estádio Mundialista e o Teatro Grego.Fiesta de Vendimia

A província conserva centenas de rastros que demonstram a coragem do General San Martín, diante da famosa travessia do Exército dos Andes que permitiu libertar a Argentina, o Chile e o Peru. Ao longo do território mendoncino é possível fazer 03 percursos históricos. Já os lugares que evocam o General, estão espalhados pelos quatro cantos, servindo de testemunha da vida e da obra desse Grande Procér, antes e depois da travessia dos Andes. O Plumerillo, a Cidade Antiga, a Alameda, as grandes montanhas são as principais provas da façanha de San Martin.

DICAS:

  • Você sabia que a Fiesta Nacional de la Vendimia, que começa anualmente janeiro em pequenas festas populares nos 18 municípios da província e finaliza com um grande evento no primeiro sábado de março, ocupando o segundo lugar no ranking mundial das 10 festas de colheitas mais importantes do mundo.
  • Para os amantes dos prazeres e da gastronomia, Mendonza é um excelente lugar para desfrutar sabores….Convertido nos últimos anos como um pólo gastronômico regional e nacional, aqui se pode degustar pratos com insumos de produção local, associados o outros de cultivo mediterrâneo como  uvas e azeites saborisados além de deliciosa carne de bode, cordeiro e vitela, bem como os salmonídeos, cavala e truta, são algumas das possibilidades que você poderá deleitar-se quando visitar Mendonza.
  • Na Grande Mendonza, as principais opções gastronômicas estão localizadas nas Avenidas Aristides Villanueva, Colón, San Martín e na Zona de Charcas de Coria.
  • As deliciosas frutas mediterrâneas como uva, maça, pêssegos, peras, cerejas, complementadas por nozes, amêndoas e castanhas se transformam em doces regionais, conservas, frutas secas e as tradicionais “tabletas mendocinas”.

O que caracteriza esta província é qualidade e a quantidade de sabores, vindos da combinação harmoniosa entre a sua gastronomia e o emblemático Malbec. Há um vinho para cada proporção culinária… Aqui é a “TERRA DO SOL E DO VINHO”, um lugar onde a geografia foi generosa com montanhas, neves perpétuas, vales, rios, aguas termais, planícies, desertos e mágicos oásis oferecendo possibilidades de aguçar todos os sentidos e, literalmente, descobrir a combinação perfeita… Isso é possível em Mendoza durante os 365 dias do ano.

Argentina e seus sabores….

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *