Pernambuco tem pior resultado do país no volume de serviços em maio

O volume de serviços em Pernambuco caiu 3,1% em maio, o pior resultado do país na comparação com o mês anterior. O resultado está na contramão da tendência observada no Brasil, onde houve alta de 0,9% em maio, terceiro resultado positivo do setor nos últimos quatro meses. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada, ontem, pelo IBGE.

Os números negativos de maio em comparação a abril contrastam com o desempenho de Pernambuco em outras variáveis divulgadas pela PMS. Na comparação entre maio de 2022 e o mesmo período do ano passado, por exemplo, o estado teve avanço de 8,9% no setor de serviços, ligeiramente inferior ao percentual do país (9,2%).

Já no acumulado do ano, o aumento foi ainda maior, de 14,3%, posicionando Pernambuco em sexto lugar no ranking nacional. O Brasil também teve índices positivos (9,4%), mas em menor intensidade. No acumulado dos últimos 12 meses, o estado teve alta de 15,5%, superior à média brasileira (11,7%).

Serviços prestados às famílias têm as maiores altas entre as atividades pesquisadas pela PMS

Pelo terceiro mês consecutivo, a categoria Serviços prestados às famílias teve a maior alta, de 30,2%, entre as cinco atividades abrangidas pela PMS na comparação entre maio de 2022 e o mesmo mês de 2021.

A categoria inclui, por exemplo, hotéis, bares, academias e salões de beleza, negócios mais dependentes do atendimento presencial. Em segundo lugar, estão os Serviços profissionais, administrativos e complementares (15,7%). Na sequência, estão Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (6,4%), Outros serviços (1,2%) e Serviços de informação e comunicação (1%).

Na variação acumulada do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, as posições se mantiveram: Serviços prestados às famílias também ficou na liderança, com aumento de 29,2%, seguidos pelos Serviços profissionais, administrativos e complementares (19,3%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (17,1%). Outros serviços (12,5%) e Serviços de informação e comunicação (1%).

No acumulado dos últimos 12 meses, as três primeiras posições continuaram com Serviços prestados às famílias (48,7%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (17,6%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (16,4%).

Dessa vez, os Serviços de informação e comunicação ficaram em quarto lugar (4,1%) e a última posição ficou por conta dos Outros serviços (3,7%). A classificação abrange, por exemplo, a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos.

Volume de atividade turística de Pernambuco caiu 2,4% em maio na comparação com abril

O índice de volume de atividades turísticas, que também faz parte da Pesquisa Mensal de Serviços, teve queda de 2,4% em maio frente a abril, sexto pior resultado entre os 12 estados pesquisados. No Brasil, a alta foi de 2,6%. Ceará e Bahia, os outros dois estados nordestinos presentes no levantamento, tiveram alta de 2,3% e 1,5%, respectivamente.

Quando se compara maio de 2022 com o mesmo período do ano passado, a alta de Pernambuco foi de 25,2%, também inferior à do Brasil (45,6%), à da Bahia (45,8%) e do Ceará (69,6%).

Na variação acumulada do ano, o aumento para o estado foi de 38,3%, também abaixo do nacional (50,2%). Por sua vez, no acumulado dos últimos 12 meses, Pernambuco teve desempenho superior, com avanço de 55,5%, superior ao brasileiro como um todo (47%).