“Maia falhou na articulação e agora procura culpado pelos seus erros”, responde ACM Neto

Do Globo — O presidente do DEM e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, reagiu duramente às declarações do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que disse ter sido “traído por seu “amigo de 20 anos”. Maia credita a derrota de seu candidato à presidência da Casa, Baleia Rossi (MDB-SP), a ACM Neto, que teria feito um movimento de aproximação da sigla com o governo Bolsonaro.

– Rodrigo está procurando um culpado e desculpas para os erros que ele próprio cometeu. Infelizmente, ele deixou o poder subir à cabeça e não considerou que os cargos são passageiros, transitórios. A gênese de tudo isso foi Rodrigo ter trabalhado, no fundo, para ele ser o presidente da Câmara.

O candidato de Rodrigo Maia era Rodrigo Maia. No momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) não concedeu a ele o direito à reeleição, ele perdeu a força na condução desse processo e foi cometendo um erro atrás do outro, a ponto de ter chegado ao final sem sequer ter apoio de terço da bancada dele. – disse ACM Neto à coluna.

Rodrigo Maia e ACM Neto em evento do DEM | Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo

Em entrevista ao jornal “Valor Econômico” publicada nesta segunda-feira (8), Rodrigo Maia disse que ACM Neto “entregou nossa cabeça de bandeja ao Palácio do Planalto”. O ex-prefeito rechaçou as declarações e colocou a culpa da derrota na articulação política do próprio Maia.

– Agora, a culpa é minha que sou presidente do partido, ou dele, que era presidente da Câmara? Eu tinha a prioridade de construir a eleição do Senado, a prioridade do DEM era a candidatura do Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Fiquei até o fim tentando construir maioria na bancada para ter um bloco com Baleia Rossi na Câmara.

Não consegui, porque o desgaste e a rejeição com Maia eram tão grandes que no final ficou impossível construir maioria para o Baleia. Se não fosse a minha intervenção no final para garantir a neutralidade, a maioridade da bancada teria aderido ao bloco de Arthur Lira (PP-AL). Entrei para evitar que o vexame de Rodrigo fosse maior. – disse ACM.

ACM Neto negou ainda que tenha feito qualquer movimento de aproximação com Bolsonaro e diz que as acusações de Maia buscam justificar sua falha na articulação política.

“Não tratei da eleição da Câmara com o Planalto”, diz ACM Neto.

– Rodrigo sabe que está sendo leviano e que, em hora nenhuma, tratei da eleição da Câmara com o Planalto. Ele sabe que não existe esse movimento de aproximação com o governo. Tudo isso que Maia diz é para justificar a falha de articulação política dele. Ele nunca foi um deputado de base popular, sempre foi da articulação, e para não demonstrar os erros que cometeu, precisa apontar um culpado. Mas a grande culpa foi a falta dele na articulação política.

O ex-prefeito também criticou a citação de Maia, de que estava “90% certo” que Luciano Huck se filiaria ao DEM, caso decida concorrer à presidência em 2022, mas que, agora, o cenário teria mudado. Segundo ACM Neto, não há nada definido.

– Ele foi deselegante e falou pelo Luciano, que não expressou decisão sobre ser candidato e nem por qual partido seria. Não tenho direito de falar pelo Luciano. – disse.

Integrantes da cúpula do DEM avaliam que, após a entrevista de Maia, o clima para permanência do deputado na legenda ficou “insustentável” e os esforços de ACM para mantê-lo acabaram.