Pazuello diz que distribuição da vacina começa amanhã

 

O Globo

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou neste domingo que iniciará a distribuição de doses de vacina contra Covid-19 na segunda-feira a partir das 7h, com ajuda das forças armadas, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial de dois imunizantes. Segundo Pazuello, as doses serão distribuídas de forma proporcional aos estados e de forma simultânea.

“Todas as doses recebidas serão distribuídas de forma proporcional ao estado e simultaneamente. Qualquer movimento fora dessa linha está em desacordo com a lei. Está em desacordo com a lei. Está em desacordo com a lei. Ponto. Eu não sou representante da lei. Qualquer movimento disso está em desacordo com a lei “, afirmou o ministro, em coletiva de imprensa.

Na tarde deste domingo, a Anvisa aprovou o uso emergencial da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e da vacina de Oxford, do laboratório AstraZeneca com a Fiocruz. Dez minutos após a reunião, o governador de São Paulo, João Doria, participou de um evento no qual uma enfermeira recebeu a primeira dose da Coronavac.

A vacina do instituto paulista é o único imunizante imediatamente à disposição das autoridades brasileiras. O governo brasileiro negociou na semana passada a remessa de 2 milhões de doses da vacina de Oxford compradas da Índia, mas o envio dos fármacos atrasou.

Questionado sobre o andamento da negociação sobre a vacina de Oxford, Pazuello informou que é “muito provável” que a entrega do produto ocorra no começo da semana.

“É muito provável que  a gente consiga coordenar a entrega para o começo da semana. Estamos nas negociações diplomáticas para entrega. Todas medidas que cabiam ao governo federal foram executadas “, afirmou.