Entenda a Páscoa dos cristãos do Oriente Médio

Cristãos maronitas, melquitas (grego-católicos), caldeus e armênios (tanto os ortodoxos como os católicos) celebram a Páscoa neste domingo, junto com os católicos romanos. Já os cristãos grego-ortodoxos, os siríacos e os coptas celebram no domingo que vem, dia 19.

Youssef Absi, patriarca da Igreja Católica Grega Melquita na Síria, lidera a missa do Domingo de Páscoa na ausência de fiéis, em meio a a nova crise de pandemia de coronavírus

Por Guga Chacra

Estes são os cristãos do Oriente Médio. Basicamente, se dividem em quatro grupos. 1) Os das igrejas autocéfalas (Armênia, Copta e Siríaca); 2) os seguidores da Igreja Grego-Ortodoxa (patriarcados de Antióquia e de Jerusalém); 3) igrejas de rito oriental em comunhão com o Vaticano (Maronita e Caldeia); 4) igrejas que entraram em comunhão com o Vaticano (armênio católico, copta católico e melquita).

No Líbano, a maioria dos cristãos é maronita, havendo também expressivas minorias ortodoxas, melquita e armênia. Na Síria, a maioria é grego-ortodoxa, com minorias siríaca, maronita, melquita e armênia. Na Palestina, a maioria também é grego- ortodoxa, com minorias católica romana, maronita, armênia e melquita. No Egito, maioria é copta. No Iraque, caldeia, com minoria siríaca.

O país com proporcionalmente mais cristãos é o Líbano, com cerca de 40% da população. Se contarmos a diáspora, é ainda mais. Em números absolutos, a liderança é do Egito, com 10 milhões de cristãos.