Em 22 de março de 1895, na sede da Sociedade Francesa para o Incentivo à Indústria, em Paris, foi feita a primeira exibição de um filme para uma pequena plateia
Os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo, uma câmera que servia tanto para a exibição quanto para filmagem. Capaz de filmar, desenvolver e projetar películas, esse aparelho foi imediatamente considerado tecnicamente superior a todos os outros.
No dia 22 de março de 1895, na sede da Sociedade Francesa para o Incentivo à Indústria, em Paris, foi feita a primeira exibição de um filme para uma pequena plateia. Exibida em algumas ocasiões nos meses seguintes, o filme foi apresentado ao público pagante somente em dezembro do mesmo ano.
Os irmãos Lumière eram diretores de uma fábrica de produtos fotográficos e durante os experimentos com o cinematógrafo, usaram o próprio cotidiano para as primeiras filmagens. Assim, o primeiro filme dos irmãos é “A saída das Indústrias Lumière”. Hoje, ainda é possível visitar o lugar exato onde a obra foi filmada na Cinemateca de Lyon, na França.
Veja abaixo o filme “A saída das Indústrias Lumière”:
Fontes:
Larousse-Les frères Lumière