Os irmãos Lumière apresentam o cinema

Em 22 de março de 1895, na sede da Sociedade Francesa para o Incentivo à Indústria, em Paris, foi feita a primeira exibição de um filme para uma pequena plateia

Os irmãos Lumière apresentam o cinema
Os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo, uma câmera que servia tanto para a exibição quanto para filmagem (Foto: Wikimedia)
Apesar de outros inventores também já terem descoberto um processo capaz de projetar imagens ou fotografias animadas, os irmãos Augeste e Luis Lumière são geralmente considerados os inventores do cinema, por terem sido os pioneiros na exibição de imagens em movimento.

Os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo, uma câmera que servia tanto para a exibição quanto para filmagem. Capaz de filmar, desenvolver e projetar películas, esse aparelho foi imediatamente considerado tecnicamente superior a todos os outros.

No dia 22 de março de 1895, na sede da Sociedade Francesa para o Incentivo à Indústria, em Paris, foi feita a primeira exibição de um filme para uma pequena plateia. Exibida em algumas ocasiões nos meses seguintes, o filme foi apresentado ao público pagante somente em dezembro do mesmo ano.

Os irmãos Lumière eram diretores de uma fábrica de produtos fotográficos e durante os experimentos com o cinematógrafo, usaram o próprio cotidiano para as primeiras filmagens. Assim, o primeiro filme dos irmãos é “A saída das Indústrias Lumière”. Hoje, ainda é possível visitar o lugar exato onde a obra foi filmada na Cinemateca de Lyon, na França.

Veja abaixo o filme “A saída das Indústrias Lumière”:

Fontes:
Larousse-Les frères Lumière

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *