14 de março – Dia Nacional da Poesia…

Resultado de imagem para 14 de março - Dia Nacional da Poesia...

O 14 de março foi declarado Dia Nacional da Poesia em homenagem a Castro Alves, um dos maiores poetas românticos brasileiros.

Ele é autor de O Navio Negreiro e de muitos outros poemas célebres, muitos dos quais têm como tema a escravidão negra. Castro Alves foi um fervoroso defensor do abolicionismo.

Poesia é uma palavra que vem do grego e significa criação, fabricação. Há muito tempo, porém, essa palavra denomina a arte de escrever em versos. A definição de verso não é tão simples assim.

O tópico que termina esta enumeração – a rima – é um dos elementos mais conhecidos da poesia. Rima é a repetição de sons iguais ou similares ao final dos versos que compõem um poema. Veja, por exemplo, esse trecho da famosa Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, em que destacamos as rimas:

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorgeiam
Não gorgeiam como .

Muita gente pensa que poesia é igual a rima, mas isso não é verdade: existem versos que não rimam e são chamados de versos brancos, muito usados particularmente na poesia modernista. É o que se vê no poema O impossível carinho, de Manuel Bandeira:

Escuta, eu não quero contar-te o meu desejo
Quero apenas contar-te a minha ternura
Ah se em troca de tanta felicidade que me dás
Eu te pudesse repor
– Eu soubesse repor –
No coração despedaçado
As mais puras alegrias de tua infância!

A rima, entretanto, foi sempre muito usada e ela está ligada às origens da poesia, em tempos muito antigos, anteriores à existência da escrita. Naquela época, a rima tinha uma função muito específica, a de facilitar a memorização dos versos. Você já reparou como é mais fácil memorizar a letra de uma música, que em geral é rimada, do que memorizar um único parágrafo de uma notícia de jornal?

Criadores de poesia

Falar de poesia, porém, significa falar de poetas, os criadores de poesia. Além de Castro Alves e Gonçalves Dias, existem vários outros poetas da literatura brasileira que você precisa conhecer. Entre outros, podem ser citados:Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga, Olavo Bilac, Cruz e Sousa, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.

Mas é bom lembrar que a nossa poesia tem como matéria prima a língua portuguesa e, nesse sentido, há dois autores portugueses que também precisam ser mencionados, pois tiveram influência tanto na poesia de sua pátria quanto na brasileira. Trata-se de Luís de Camões e Fernando Pessoa, dois poetas de primeira grandeza, talvez a expressão mais alta da poesia em Portugal.

E já que saímos do Brasil é bom lembrar que também existe um Dia Internacional da Poesia, o 21 de março. A data foi instituída pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, com o intuito de difundir e valorizar a poesia, uma arte que já ocupo um papel de mais prestígio na sociedade em tempos passados.

No entanto, isso é muito relativo. Poesia não é somente aquela que se encontra nos livros. Convém lembrar que as letras musicais são poesia para ser cantada e, nesse sentido, a poesia se faz presente na vida de quase todas as pessoas.

Aliás, em música, é comum se falar em um gênero clássico ou erudito e num gênero popular. O mesmo acontece em poesia. No Brasil existe um gênero popular de poesia que foi muito difundido, especialmente no sertão do nordeste: a poesia de cordel. Vale a pena conhecê-lo.

Uol

Deixe uma resposta