Nasce Madre Teresa de Calcutá

Em 26 de agosto de 1910, nasce a missionária católica Madre Teresa de Calcutá

Nasce Madre Teresa de Calcutá
Madre Teresa de Calcutá ficou conhecida por sua dedicação aos pobres na Índia (Foto: Flickr)

Madre Teresa de Calcutá foi uma missionária católica de origem albanesa. Ficou conhecida por sua dedicação em vida à população pobre na Índia. Por conta de suas ações, ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1979 e foi beatificada pela Igreja Católica em 2003.

Nasceu em 26 de agosto de 1910, no sul da antiga República da Iuguslávia – atual região da Macedônia –, como Agnes Gonxha Bojaxhiu. Filha de albaneses católicos, desde cedo demonstrou vocação religiosa. Foi educada em uma escola pública e ainda jovem participou do coro da igreja. Também ingressou na Congregação Mariana.

Em 1928, entrou, com o consentimento da família, na Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, em Dublin, na Irlanda. Entretanto, em 1931, fez votos de pobreza, castidade e obediência viajou para Darjeeling, na Índia. A partir daí, recebeu o nome de Teresa.

De Darjeeling foi para Calcutá, dando aulas de História e Geografia no Colégio de Santa Maria, da Congregação de Nossa Senhora do Loreto. Com pouco tempo se tornou diretora da escola.

Em Calcutá, Teresa conviveu com a pobreza da cidade. Em 1946, ela disse ter ouvido um chamado divino que a incitou a abandonar o convento das Irmãs do Loreto para se dedicar aos pobres e viver entre eles. Dois anos depois conseguiu cidadania indiana.

Em 1949, formou a Ordem das Missionárias da Caridade, com apoio de suas antigas alunas no colégio em que trabalhou e outras voluntárias, e passou a dar assistência aos necessitados. Em 1950, a congregação recebeu sanção canônica da Santa Sé.

Madre Teresa fundou casas religiosas por toda a Índia e em alguns anos sua ordem se expandiu para diversos lugares do mundo. No entanto, com a saúde já debilitada, pediu autorização ao então papa João Paulo II para se afastar da liderança da congregação. Em 5 de setembro de 1997, morreu por conta de uma parada cardíaca, aos 87 anos.

Fontes:
Brasil Escola-Madre Teresa de Calcutá
E-biografia-Madre Teresa de Calcutá
UOL Educação-Madre Teresa de Calcutá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *