Japão se rende aos Aliados

Em 14 de agosto de 1945, o Japão anuncia oficialmente sua rendição incondicional aos Aliados durante a Segunda Guerra

Japão se rende aos Aliados
Ministro das Relações Exteriores do Japão assina rendição (Foto: Wikipédia)

Em 14 de agosto de 1945, o Japão anunciava oficialmente sua rendição incondicional aos Aliados durante a Segunda Guerra.

Embora o Conselho de Guerra do Japão, a pedido do imperador Hirohito, já havia apresentado uma declaração formal de rendição aos Aliados através de seus embaixadores em 10 de agosto, a luta continuava entre os japoneses e os soviéticos na Manchúria e entre os japoneses e os Estados Unidos no Pacífico Sul. Na verdade, dois dias depois de o Conselho concordar em se render, um submarino japonês afundou o Oak Hill, um navio de guerra norte-americano, e o Thomas F. Nickel, um destróier americano, ambos localizados a leste de Okinawa.

Na tarde de 14 de agosto, uma rádio local anunciou aos japoneses que uma proclamação imperial seria feita aceitando os termos da rendição incondicional elaborados na Conferência de Potsdam um mês antes. A notícia não foi bem aceita e mais de mil soldados japoneses invadiram o palácio imperial em uma tentativa de impedir a transmissão da rendição aos Aliados. Soldados leais ao Imperador Hirohito frustraram a tentativa.

Naquela noite, o General Anami, o membro do Conselho de Guerra que mais se opunha à redição, cometeu suicídio. Sua razão: expiar a derrota do exército japonês e  ser poupado de ter de ouvir seu imperador falar a palavra rendição.

Fonte:
History.com – Japan´s surrender made public

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *