Nasce Jacques Cousteau

Em 11 de junho de 1910, nasceu o oceanógrafo Jacques Cousteau que ficou conhecido por explorar os oceanos e estudar a vida subaquática

Nasce Jacques Cousteau
Cousteau (ao centro) foi um dos primeiros a perceber os danos causados pelo ser humano ao ecossistema marinho (Reprodução/Wikipedia)

O oceanógrafo francês Jacques Cousteau nasceu no dia 11 de junho de 1910 em Saint-Andre-de-Cubzac. Cousteau começou a explorar os oceanos, filmando navios naufragados e a vida submarina durante o período que serviu na Marinha Francesa. Limitado pelos equipamentos disponíveis na época, o explorador decidiu desenvolver um dispositivo autônomo. Com a ajuda do engenheiro Emile Gagnan, construiu em 1943 o primeiro aparelho de respiração subaquática, o Aqua-Lung (Água-Pulmão).

Cousteau também criou câmeras fotográficas subaquáticas, que foram inclusive usadas pela Marinha Francesa. Em 1950, ganhou um velho navio caça-minas inglês de um patrocinador que foi convertido em navio oceanográfico. Foi a bordo navio batizado de Calypso que Cousteau fez diversas excursões pelo mundo para estudar a vida suboceânica. Geólogos, arqueólogos, zoólogos e ambientalistas foram recebidos várias vezes na embarcação para desenvolver pesquisas.

Com o seu trabalho, Cousteau tornou-se um dos primeiros a perceber os danos causados pelo ser humano ao ecossistema marinho. O oceanógrafo escreveu livros e gravou documentários que revelavam seus estudos e descobertas. O livro ‘O Mundo Silencioso’, escrito em parceria com Frederic Dumas, ganhou uma versão cinematográfica. O sucesso foi tão grande que conquistou o Oscar de Melhor Documentário e a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

O pesquisador também foi o responsável pela criação de centros de pesquisa oceanográficos na França e nos Estados Unidos. Em 1997, aos 87 anos, Cousteau morreu em Paris.

Fonte: Opera Mundi-Hoje na História: 1953 – Oceanógrafo Jacques Cousteau publica “O Mundo Silencioso”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *