Os aliados desembarcam na Normandia

Em 6 de junho de 1944, os aliados desembarcam na Normandia dando início à expulsão dos nazistas da Europa

Os aliados desembarcam na Normandia
A Batalha da Normandia é considerada a maior operação anfíbia da história (Foto: Wikipedia)

No dia 6 de junho 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e Reino Unido, que eram aliados, desembarcam suas tropas na Normandia, França. Esse acontecimento ficou conhecido como o dia D, ou “Operação Overlord”, dando início à batalha da Normandia, que culminou com a expulsão dos nazistas da França.

O preparativos para o dia D começaram em 1943, quando Frederick Morgan, general do exército britânico, planejou minuciosamente o ataque – também conhecido como “Operação Overlord”, para maio de 1944. Enquanto os aliados orquestravam a grande ofensiva, Hitler e o comandante do exército alemão, Erwin Rommel, já desconfiavam de uma possível invasão dos inimigos no litoral francês, porém divergiam quanto ao local onde os aliados atacariam primeiro.

Em 1944, sob o comando do general americano Dwight D. Eisenhower, foram mobilizados mais de 185 mil homens e 20 mil veículos aéreos, marítimos e terrestres. Essa operação anfíbia é considerada a maior da história. Apesar das divergências dos nazistas quanto ao local  e a data em que os aliados atacariam, Erwin Rommel preparou uma defesa contra o ataque. Tal ação é conhecida como “Muralha do Atlântico” e foi caracterizada por uma linha de defesa nazista que se estendia desde a fronteira franco-espanhola até a Noruega, dificultando muito os movimentos dos aliados.

Apesar da forte resistência, as tropas aliadas conseguiram vencer a defesa montada por Rommel, o que permitiu a entrada de mais soldados e veículos aliados. Com os alemães ocupados com o ataque do dia D, que durou dois meses, a defesa de Hitler contra a União Soviética estava enfraquecida. Tal fato colocou Berlim pressionada pelo Ocidente e o Oriente, o que acabou culminando na derrota do nazismo e no fim da Segunda Guerra Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *