Posso sair do Brasil quando e como quiser, diz Battisti

Folha de S.Paulo

O italiano Cesare Battisti disse nesta segunda-feira (9) que tem liberdade para sair do Brasil quando quiser.

“Eu não tenho refúgio político. Eu sou um imigrante, com visto permanente no país. Eu posso sair desse país quando e como quero. Não tenho nenhuma restrição”, afirmou ele em entrevista à TV Tribuna, afiliada da TV Globo.

Battisti foi detido na semana passada acusado de evasão de divisas ao tentar atravessar a fronteira com a Bolívia portando dólares e euros no valor equivalente a pouco mais de R$ 23 mil.

Na sexta-feira (6), o desembargador José Marcos Lunardelli, do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), concedeu um habeas corpus ao italiano, preso em Mato Grosso do Sul. Ele chegou a São Paulo no sábado (7).

A entrevista à emissora foi gravada em Cananeia (SP), cidade onde Battisti está morando.

“Ia estar fugindo de quê? O país onde estou protegido é aqui”, afirmou ele, negando que tivesse a intenção de fugir do país. “Não é verdade o que se fala, que eu não tinha o direito de sair do país.”

A defesa do italiano já vinha afirmando que não há impedimento para que ele, na condição de refugiado, realize viagem, mesmo que seja para o exterior. Segundo os advogados, sua situação jurídica no Brasil está plenamente legalizada há quase dez anos.

“Eu tenho todo o direito de cidadão brasileiro”, disse Battisti à TV. “O decreto do Lula não pode ser revogado. Depois de cinco anos acabou o prazo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *