Grito dos Excluídos hoje nas ruas do Recife

Evento ocorre no dia das comemorações oficiais da Independência do Brasil. Manifestantes se reuniram no Derby, na área central, e fazem caminhada.

G1- Mariana Meireles

Um grupo de pessoas realiza, na manhã desta quinta-feira (7), uma caminhada pelas ruas do Recife no ato conhecido como Grito dos Excluídos, um evento paralelo que ocorre durante a comemoração oficial do Dia da Independência. A concentração ocorreu na Praça do Derby, na área central da capital pernambucana. A saída em direção à Praça da Independência, também no Centro, aconteceu às 11h.

De acordo com a organização do evento, havia mais de mil participantes, por volta das 11h30. A Polícia Militar não divulga estimativas de participantes em movimentos de rua em Pernambuco.

Organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), o movimento tem este ano o lema “Direitos e Democracia, a Luta É Todo Dia” e reúne integrantes de centrais sindicais, partidos políticos e de organizações em defesa dos direitos das mulheres. Os manifestantes abordam temas como privatizações e reformas trabalhista e da Previdência.

Durante a caminhada, o tráfego em vias como a avenidas Agamenon Magalhães e Carlos de Lima Cavalcanti ficaram interrompidos devido à passagem dos integrantes do ato e dos trios elétricos que amplificam os gritos de “Fora Temer”. Policiais militares acompanham o percurso.

Para a militante Elisa Lucena, da Marcha Mundial das Mulheres, o Grito dos Excluídos é o ato mais bonito do ano. “Essa é uma oportunidade de mostrarmos o colorido e a diversidade da classe trabalhadora e de lutarmos pelos nossos direitos”, argumenta.

A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Pernambuco, Dyanne Barros, levou a filha Alice, de seis meses de idade, para acompanhar a mobilização. “A gente precisa mostrar as nossas crianças desde cedo qual o país que a gente quer ter”, afirma.

Por volta das 12h30, o protesto cruzou a Avenida Conde da Boa Vista com a Rua da Aurora. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife acompanhou os bloqueios nos cruzamentos das vias. Dez minutos depois, o grupo chegou à Praça da Independência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *