Juíza cassa mandato de vereador no Recife

Por Larissa Rodrigues – Blog  do Magno

O vereador Romero Albuquerque, da bancada do PP na Câmara do Recife, teve o seu mandato cassado, há pouco, pela juíza Maria Thereza Paes de Sá Machado, sob a acusação de “alavancar a sua candidatura maximizando o alcance da propaganda na internet a eleitores com os perfis por ele escolhidos”. De acordo com a decisão, houve exposição massiva de sua candidatura no Facebook e Instagram em detrimento dos outros candidatos “gerando indiscutível quebra do princípio igualitário do pleito, reclamada na ação de investigação judicial eleitoral”.

Segundo a juíza, o parlamentar alegou que já possuía, antes de iniciado o período eleitoral, significativo número de seguidores. No entanto, ela considerou “indiscutível que as postagens patrocinadas veiculadas durante a sua campanha alcançaram incontável número de pessoas, haja vista a quantidade dos perfis utilizados e das mensagens neles postadas”. O texto ainda diz que houve abuso de poder econômico no uso indevido de meio de comunicação social por meio de postagens patrocinadas no Facebook e Instagram.

O blog já entrou em contato com a assessoria de imprensa do vereador e aguarda resposta. Romero Albuquerque é militante da causa animal e estava em seu primeiro mandato como vereador do Recife. Obteve 5.613 votos. Com 24 anos, ele é estudante do décimo período de Direito na Unicap e empresário. Usou a internet como principal ferramenta de campanha e teve votação bem distribuída entre bairros. Presidente da ONG Projeto Defensor, da causa animal, Romero também atua nos direitos dos idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais. Ainda atuou como secretário-adjunto da Secretaria Executiva do Direito dos Animais em 2013.

A decisão cabe recurso e Romero permanece na cadeira enquanto recorre. Quem assumiria em seu lugar é Wilton Brito (PP) que perdeu a vaga para Romero com uma diferença de 22 votos. “Na realidade, foi confirmado que ele conseguiu o mandato por meio da ilegalidade. A Polícia Federal entrou no caso e constatou as irregularidades. A gente não tinha certeza da sentença, mas sabíamos que poderia acontecer. Se assumir, vou trabalhar pelo Recife como um todo, mas em especial pelo bairro do Ibura, que tem o menor IDH da cidade”, afirmou Brito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *