Recife recebe festival de audiovisual voltado para mulheres

Fincar vai 6 a 9 de julho e exibirá 30 filmes nacionais e internacionais.
Ideia do evento é discutir arte, política e relação entre a mulher e o cinema.

Festival reúne 30 obras idealizadas por mulheres de vários países (Foto: Thiago Calazans/Divulgação)
Festival reúne 30 obras idealizadas por mulheres de vários países (Foto: Thiago Calazans/Divulgação)
Do G1 PE

A partir de 6 de julho, a capital pernambucana recebe a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar), evento que surge em torno do debate sobre a mulher e o cinema. Tendo a resistência como conceito principal, festival apresentará 30 curtas, médias e longas-metragens para ascender discussões sobre arte, política e personagens femininas.

As sessões dos filmes acontecem no Cinema São Luiz, na Boa Vista; no Paço do Frevo, no bairro do Recife; e na Aliança Francesa, no Derby. Todas as exibições acontecem sempre a partir das 18h. O festival vai até o dia 9 de julho e, em todos os dias de evento, o Fincar também promove debates com as idealizadoras e curadoras.

As produções a serem exibidas foram selecionadas em meio aos 2.400 trabalhos de 111 países submetidos à curadoria do festival. Além da idealizadora do evento, Maria Cardozo, participaram da seleção dos trabalhos a pesquisadora Ana Carvalho, a cineasta Mariana Porto, a produtora Sabrina Tenório e alunas do curso de cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No Cinema São Luiz, as entradas serão comercializadas a R$ 3. No Paço do Frevo e na Aliança Francesa, as exibições são gratuitas. Produções brasileiras, argentinas, francesas e mexicanas são algumas das atrações em cartaz. A programação completa do Fincar pode ser conferida aqui.

O festival ainda promoverá a Mostra Fincar-Ficine, responsável pela promoção de filmes de idealizadoras africanas. A seleção teve a curadoria da pesquisadora Janaína Oliveira, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena do Instituto Federal do Rio de Janeiro. As exibições da mostra são gratuitas e acontecem no último dia do Fincar, a partir das 14h, no auditório da Aliança Francesa. Ao final dos filmes, também haverá debate com a curadora.

O Fincar ainda promoverá, no dia 7 de julho, a sessão especial Mulheres no Audiovisual PE, no Cinema São Luiz, em que serão exibidos trabalhos do coletivo de mesmo nome. O objetivo da sessão é reunir cineastas pernambucanas envolvidas na luta por igualdade e empoderamento de mulheres no cenário audiovisual do Estado. Após a sessão, haverá debate com as realizadoras do filme.

Serviço
FINCAR – Festival Internacional de Cinema de Realizadoras
De 06 a 09 de julho de 2016
Sessões no Cinema São Luiz -Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Paço do Frevo -Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife e Aliança Francesa -Rua Amaro Bezerra, 466, Derby
Preços: R$ 3 para todos os espectadores no Cinema São Luiz e acesso gratuito na Praça do Arsenal e Aliança Francesa
Informações:  (81) 3184-3157 e http://fincar.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *