PONTO A PONTO

DESPESAS PESSOAIS– As investigações da Operação Custo Brasil, da PF, apontam que o escritório contratado pelo ex-ministro Paulo Bernardo pagava despesas jurídicas e pessoais dele e da sua mulher, a senadora Gleisi Hoffmann, dinheiro para o PT e políticos. A TV Globo teve acesso a um relatório da Polícia Federal apreendido no escritório do advogado Guilherme Gonçalves, em Curitiba, que serviu de base para prender dez pessoas. Ao todo, 11 mandados de prisão foram expedidos. O ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, também teve mandado de prisão, mas já estava preso. Era ele quem decidia as porcentagens que cada um deveria receber.

Tentativa de unidade– Em entrevista ao programa Frente a Frente de ontem, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) disse que a presença do governador Paulo Câmara no ato pela candidatura do deputado Miguel Coelho (PSB), na foto ao lado, a prefeito de Petrolina, amanhã, num hotel da cidade, sinaliza pela unidade socialista no município. Foi um recado aos deputados Gonzaga Patriota e Lucas Ramos, de correntes distintas do partido, que ficarão de fora do evento. “Vamos trabalhar até o fim pela unidade fortalecimento do palanque de Miguel”, enfatizou o senador.

Perdas na saúde– Uma PEC enviada pelo presidente interino Michel Temer (PMDB) ao Congresso pode congelar os gastos públicos por 20 anos, colocando em risco investimentos da ordem de R$ 12,7 bilhões no Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos dois anos, segundo interpretação do senador Humberto Costa (PT). “Essa PEC vem destruir com várias das nossas conquistas sociais e também fazer o desmonte do SUS, que é um patrimônio público. Se ela tivesse em vigor nos últimos dez anos, teríamos perdido 32% de recursos para a área da saúde, sem contar com uma redução de 70% na área da educação”, explicou o senador.

Mudanças na lei Maria da Penha- Depois de muita polêmica, o bom senso prevaleceu e a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou, ontem, projeto de lei, de autoria do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES) que altera a Lei Maria da Penha, permitindo ao delegado de polícia conceder medidas protetivas de urgência a mulheres vítimas de violência doméstica e a seus dependentes. O parecer foi do relator Aloysio Nunes (PSDB-SP), já no Senado. Segundo a proposta de Vidigal, a atuação do delegado só será admitida em caso de risco real ou iminente à vida ou à integridade física e psicológica da mulher e de seus dependentes.

Sebastião contesta pesquisaO presidente estadual do PR, secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, não levou a sério a pesquisa do Instituto Múltipla em Serra Talhada, na qual o prefeito Luciano Duque (PT) aparece numa situação bastante confortável, com 50% das intenções de voto, enquanto o pré-candidato republicano, Victor Oliveira, tem apenas 7%. “O levantamento foi feito dez dias antes de anunciarmos o nome de Victor”, alertou. Para ele, mesmo que a população, quando consultada, tenha dado 7% a Victor, sem saber ainda se ele seria candidato, é um indicativo de que tem grande potencial de crescimento.

CAMPUS– A região do Litoral Norte, que não possui nenhuma instituição pública superior, pode ganhar um campus da Universidade Federal (UFPE). A solicitação foi feita pelo Severino Ninho (PSB) ao ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM/PE). Para Ninho, a implantação de uma unidade da UFPE na região é importante para que ela continue se desenvolvendo economicamente e também do ponto de vista social.

SUSPENSÃO – o deputado Edilson Silva entrou com uma ação judicial solicitando a suspensão da seleção simplificada para o distrito de Fernando de Noronha, cujo prazo de inscrição termina amanhã. O parlamentar questionou o Governo pelo fato de o candidato só poder se inscrever na própria ilha, limitando o  acesso à disputa das 301 vagas à disposição, e a falta de critérios objetivos que serão aplicados na seleção.

Perguntar não ofende: Depois da revogação da prisão do ex-ministro Paulo Bernardo, que desviou R$ 100 milhões, dá para confiar na justiça brasileira?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *