Porque votar é um dever

Carlos Chagas

Quem será prejudicado caso o Congresso aprove o fim da obrigatoriedade do voto? O trabalhador. Porque se votar tornar-se um direito, não um dever, quantos optarão por ficar em casa ou ir à praia em vez de enfrentar filas para escolher candidatos nos quais não acreditam e até desprezam? O cidadão comum, aquele que não aguenta mais assistir o festival de roubalheira encenado pela maioria de nossos políticos, aproveitará a oportunidade para evitar sacrificar-se. Precisamente aquele que, mesmo a contragosto, costuma eleger gente igual a ele, apesar das frustrações.

As elites comparecerão às urnas, para continuar ditando as regras que engordam seus benefícios. Resultado: mais espaço para a permanência do mesmo de sempre.

Provavelmente esta semana a Câmara decidirá a respeito, dentro do fracasso que tem sido a reforma política. Basta ver que deputados e que partidos votarão pelo direito ou pelo dever. De qualquer forma, não há debate nem discussão a respeito. Parecem anestesiados os integrantes das bancadas ditas de esquerda, sem noção das consequências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *