Princípio de incêndio em igreja assusta moradores de Ouro Preto

Um princípio de incêndio dentro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, na região Central do Estado, assustou moradores do município no fim da noite desta sexta-feira (23). O local estava vazio quando as chamas começaram e ninguém ficou ferido.

Por volta de 21h30, o Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores da rua Tenente Britto Melo, no bairro Antônio Dias, que perceberam uma fumaça preta saindo da igreja. No local, os militares constataram as chamas em uma madeira que realizava a escora do teto. O fogo foi debelado por dez bombeiros, que utilizaram extintores de incêndio do próprio templo.

Uma funcionária da igreja explicou a reportagem, sob anonimato, que as chamas não provocaram prejuízos para a paróquia. “O fogo foi só na madeira. Não atingiu o teto e nem nenhuma imagem sacra. Os bombeiros chegaram rápido e apagaram as chamas”, afirmou.

O fogo voltou ao local na manhã deste sábado, mas foi rapidamente controlado pelos bombeiros. Ainda não se sabe o que teria provocado as chamas. No entanto, um ferro de solda foi encontrado no local.

A perícia da Polícia Civil foi até a igreja para realizar a vistoria técnica. Em seguida, o templo foi liberado para a colocação de novos extintores e para a continuação das obras de restauração, que acontecem desde o início do ano.

Atividades religiosas

A igreja está fechada para a realização de missas e visitações desde 2013. As atividades foram interrompidas devido a problemas no telhado, que apresentava risco de desabamento. Em fevereiro deste ano, as obras de restauração foram iniciadas, mas ainda não há um prazo para finalização.

História

A matriz de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1707, sendo uma das mais antigas do Estado. A paróquia também virou referencia para os fiéis em função da presença do túmulo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *