Corpo de Pablo Neruda é levado a Santiago

  • Urna com os restos mortais do poeta é retirada no processo de exumação
  • Na capital, peritos tentarão descobrir se escritor foi assassinado
  • Neruda morreu em 1973, 12 dias após o golpe militar que levou o general Augusto Pinochet ao poder

Parentes carregam o caixão de Neruda em Isla Negra, Chile, para a exumação
Foto: MARTIN BERNETTI / AFP
Parentes carregam o caixão de Neruda em Isla Negra, Chile, para a exumação MARTIN BERNETTI / AFP

ISLA NEGRA, Chile – Após quase duas horas de trabalhos, peritos chilenos e estrangeiros retiraram a urna com os restos do poeta Pablo Neruda em Isla Negra na manhã desta segunda-feira. Seu corpo será agora levado para o Serviço Médico Legal, em Santiago, onde peritos analisarão a causa de sua morte, ocorrida há quase 40 anos. A análise determinará se Neruda morreu de câncer na próstata, por envenenamento ou ambos.

– Levamos duas ou três horas e agora iremos a Santiago – explicou o juiz Mario Carroza, que lidera a investigação.

Durante todo o processo, uma pequena orquestra tocou músicas chilenas. Após a operação, familiares do poeta colocaram uma bandeira do Chile sobre o seu túmulo. No dia anterior, uma enorme tenda branca cobria o local do sepultamento.

A exumação pretende esclarecer as dúvidas sobre as causas de sua morte, que se arrasta há décadas. A morte de Neruda ocorreu em 23 de setembro de 1973, 12 dias depois do golpe militar do ditador Augusto Pinochet, e um dia antes que ele pudesse ir para o exílio no México, convidado pelo ex-presidente mexicano Luis Echeverria.

Em meio às dúvidas que cercam a morte do poeta, um fato é praticamente certo: se Neruda tivesse se exilado no México, teria se tornado um adversário de destaque da ditadura implantada pelo general Pinochet, entre 1973 e 1990, disse Gonzalo Martinez o ex-embaixador do México no Chile em 1970, à agência de notícias Associated Press.

fonte:globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *