PIB da zona do euro recua 0,6% no quarto trimestre de 2012

O Produto Interno Bruto (PIB) nos 17 países da zona do euro recuou 0,6% no quarto trimestre em relação ao trimestre imediatamente anterior, segundo dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (14) pela agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

No terceiro trimestre, a contração havia sido de 0,1%. Na comparação com o quarto trimestre de 2011, a economia da zona do euro se contraiu 0,9%.

O resultado, pior que o esperado, mostra um aprofundamento da recessão no bloco. As duas maiores economias da Europa,Alemanha e França, encolheram no final do ano passado e acabaram definindo o tom.

Esta foi a queda mais acentuada desde o primeiro trimestre de 2009 e o resultado veio pior que a previsão média de uma queda de 0,4% em uma pesquisa da agência Reuters com 61 economistas.

Trata-se do terceiro trimestre consecutivo de recessão da Eurozona (formada por 17 dos 27 países da União Europeia, UE). Os economistas definem a recessão como dois trimestres consecutivos de contração do PIB.

As maiores economias do bloco terminaram com crescimento negativo no quarto trimestre: Alemanha (-0,6%), França (-0,3%), Itália (-0,9%), Espanha (-0,7%), Holanda (-0,2%) eÁustria (-0,2%), Grécia (-6%) e Portugal (-1,8%).

A Alemanha foi perdendo dinamismo ao longo de todo o ano passado devido ao freio nas exportações, seu principal motor, provocado pela desaceleração econômica geral.

No ano
Com este resultado, o PIB da zona do euro encerrou o ano de 2012 com queda de 0,5%, depois de ter crescido 1,4% em 2011.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *