Temer escolhe Raquel Dodge para suceder a Rodrigo Janot

Procuradora foi a segunda mais votada em lista tríplice do MPF

A subprocuradora-geral da República Raquel Dodge – Jorge William / Agência O Globo / 27-1-2014

POR LETICIA FERNANDES – O Globo

BRASÍLIA — O presidente Michel Temer escolheu Raquel Dodge para ocupar o posto de procuradora-geral da República. Primeira mulher a ocupar o cargo, ela sucederá Rodrigo Janot, que na segunda-feira denunciou Temer por corrupção passiva.

Raquel era considerada a candidata preferida de caciques do PMDB, partido do presidente, entre eles José Sarney. Ela ficou em segundo lugar na lista tríplice elaborada por integrantes do Ministério Público Federal.

Raquel Dodge está nesse momento reunida com o presidente Michel Temer. Ela chegou ao Palácio do Planalto trazida pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim.

Segundo interlocutores de Temer, o presidente vinha ouvindo opiniões opostas de seus principais aliados em relação ao momento da nomeação do substituto de Janot. Venceu, portanto, a tese dos aliados que defendiam que acelerar a nomeação do novo procurador pode enfraquecer Janot.

O mandato de Janot só termina no dia 17 de setembro.

Temer recebeu a lista na tarde desta quarta-feira das mãos de José Robalinho, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), e decidiu nomear Raquel, a segunda mais votada.

O presidente rompe a tradição estabelecida em 2003, quando desde então é escolhido o candidato mais votado da lista tríplice. O primeiro lugar havia ficado com Nicolao Dino, candidato de Janot. Ele é irmão de Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão e adversário político de Sarney.

Flávio Dino também escolheu, em 2016, o segundo colocado na lista tríplice elaborada pelo Ministério Público estadual.

Após a decisão de Temer na noite desta quarta, jornalistas e assessores do Planalto foram avisados às pressas. O porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, anunciou a escolha e exaltou o fato de Raquel ser a primeira mulher a ser nomeada procuradora-geral.

— O presidente escolheu na noite de hoje a subprocuradora geral da república, doutora Raquel Elias Dodge, para o cargo de procuradora geral da República. A doutora Raquel Dodge é a primeira mulher a ser nomeada para a procuradoria — disse o porta-voz.

CONHEÇA RAQUEL DODGE

Raquel atua hoje como subprocuradora-geral da República no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em matéria criminal. Participou da operação Caixa de Pandora que, em 2009, apontou um esquema de corrupção articulado pelo então governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (DEM) para a compra de apoio de deputados distritais.

Ela também atuou na equipe que processou criminalmente o ex-coronel da PM Hildebrando Paschoal, acusado de liderar um grupo de extermínio que agiu no Acre durante a década de 90. Raquel é mestre em Direito pela Universidade de Harvard e ingressou no Ministério Público Federal em 1987.

A procuradora contou com forte apoio de três peemedebistas: o ex-presidente José Sarney, o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (AL) e o ex-ministro da Justiça Osmar Serraglio (PR). Os dois primeiros são investigados pela Lava-Jato.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *