Moro aposta no MBL e no Vem pra Rua para turbinar a campanha digital nas redes sociais

Aliança. O deputado estadual Arthur do Val e Moro no evento de filiação de integrantes do MBL: impulso digital

O deputado Arthur do Val e Moro no evento de filiação do MBL

Lucas Mathias
O Globo

Atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do atual ocupante do posto, Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenção de voto e no alcance nas redes sociais, o presidenciável Sergio Moro (Podemos) aposta no Movimento Brasil Livre (MBL) e no Vem pra Rua para alavancar sua campanha digital.

Integrantes do grupo MBL formalizaram nesta quarta-feira a entrada no partido do ex-ministro, mas a aliança já é anterior, com publicações coordenadas a favor de Moro e críticas aos principais adversários dele na disputa. A primeira ação mais explícita ocorreu há uma semana, após a entrevista em que Lula chamou o ex-juiz da Lava-Jato de “canalha”.

#LULACANALHA – Em poucas horas, o perfil oficial do MBL e políticos como o deputado federal Kim Kataguiri (SP), de saída do DEM para o Podemos, e Adelaide Oliveira, uma das coordenadoras do movimento, impulsionaram a tag #LulaCanalha.

O termo somou mais de 30 mil menções e chegou aos assuntos mais comentados do Twitter. No dia seguinte, foi a vez de #BolsonaroCovarde, novamente com o endosso de integrantes do grupo, como o deputado estadual de São Paulo Arthur do Val, que está deixando o Patriota e deve concorrer ao governo estadual.

Também com o apoio do MBL, na quarta-feira foi a vez de #LulaArregou alcançar a lista de temas mais populares. A hashtag fez referência ao post em que Moro usou a expressão ao replicar uma notícia dizendo que o ex-presidente havia mandado o PT desistir da CPI para investigar a relação do ex-ministro com a consultoria Alvarez & Marsal.

MAIS ADESÃO – Na quarta-feira, Moro recebeu o apoio de outro grupo envolvido nos atos a favor da saída da petista do cargo, o Vem pra Rua, com grande poder de mobilizaç.

Assim como o Vem pra Rua, o MBL ganhou tração nas redes sociais no curso do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, quando organizou manifestações pelo país. O movimento se notabilizou por uma linguagem irônica, por vezes agressiva, com expressões curtas e memes com potencial de rápida disseminação.

Na noite de segunda-feira, Moro foi o convidado do podcast Flow, que tem grande popularidade entre os jovens. Até ontem, o episódio somava mais de 1,3 milhão de visualizações. Nas redes sociais, o bate-papo e sua repercussão foram amplamente divulgados pelo ex-juiz, com vídeos, imagens e trechos de frases ditas por ele. Mais uma vez, o MBL auxiliou compartilhando o link da transmissão ao vivo e com análise do que foi dito no canal de lives do movimento.