Cinema da Fundação recebe mostra do Cinema Europeu

 O festival será realizado de 26 a 31 de maio, exclusivamente na sala do Derby. A entrada é gratuita.


O Cinema da Fundação Joaquim Nabuco recebe, de 26 maio a 31 de maio, a Mostra do Cinema Europeu, em alusão às celebrações do Dia da Europa. Serão exibidos cinco longas metragens representando a Espanha, Ucrânia, Alemanha, França e Itália.  Os filmes estarão em cartaz exclusivamente na sala do Derby, com entrada gratuita –  a entrega de ingressos será feita 1h antes do início das sessões no local. A curadoria inclui os premiados: Volcano (Ucrânia,2018), O Traidor (Itália, 2019), Campeões (Espanha, 2018),  Toubab (Alemanha, 2021), e  Rouge (França, 2020).

Esse festival  é uma oportunidade de destacar a diversidade das novas estéticas e narrativas dos movimentos cinematográficos europeus ao público brasileiro.  Participam da abertura da Mostra do Cinema Europeu o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, e os representantes do Consulado Geral da França,  da Aliança Francesa, da Alemanha, do Instituto Dante Alighieri e do Consulado da Itália, e do Instituto Cervantes.

Dia da Europa
Cinco anos após a Segunda Guerra Mundial, o então ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Robert Schuman propôs um acordo de cooperação econômica e política na Europa – sendo o modelo precursor do que viria a se tornar hoje a União Européia. A “Declaração de Schuman” foi apresentada no dia 9 de maio de 1950, data tida como um marco importante e que passou a ser considerado o Dia da Europa, apenas em 1985.  O documento destacava os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento econômico e social. Hoje, a UE é composta por 27 países, tendo saído apenas o Reino Unido, em 2020.

 
Programação Mostra de Cinema Europeu:

Dia 26/05
Horário: 19h40
Filme: Volcano (2018)

Dirigido por Roman Bondarchuk, o filme  conta a história de Lukas (Serhiy Stepansky), um tradutor que trabalha para uma organização de segurança europeia. Uma série de estranhas coincidências passam a acontecer e o levam a uma pequena cidade no sul da Ucrânia. Volcano recebeu o prêmio do Shevchenko National Prize in Cinematography.

Dia 27/05
Horário: 19h
Filme: O Traidor (2019)

O filme de Marco Bellocchio, é uma coprodução ítalo-brasileira e  mostra a história do mafioso Tommaso Buscetta (Pierfrancesco Favino), que foge de Palermo, na Itália, para o Brasil. Mas, acaba sendo preso e extraditado para seu país de origem, quando toma uma decisão que irá mudar a Máfia italiana. O elenco também conta com a participação da atriz brasileira Maria Fernanda Cândido.

Dia 28/05
Horário: 19h30
Filme: Campeões (2018)

O drama dirigido por Javier Fesser, o filme mostra como um técnico de um importante time de basquete da Espanha, se tornou treinador voluntário de um time inexperiente formado por um grupo de pessoas com deficiências que nunca tinham jogado basquete antes. Em 2019, Campeões ganhou o prêmio Goya de Melhor Filme, considerado o Oscar do cinema espanhol.

Dia 29/05
Horário: 19h40
Filme: Toubab (2021)

Primeiro longa-metragem de Florian Dietrich, o filme  mostra a história de Babtou (Farb Dieng) que após sair da prisão, tenta recomeçar sua vida com a ajuda do seu grande amigo Dennis. Mas, as coisas começam a dar errado e ele é novamente preso, sendo deportado para o Senegal. Em 2021, Toubab venceu o Prémio do Público, no Film Art Festival de Mecklemburgo-Pomerânia (Filmkunstfest MV) e o Prémio do Público do Festival de Cinema de Varsóvia.

Dia 31/05
Horário: 19h40
Filme: Rouge (2020)

Dirigido por Farid Bentoumi, em Rouge, a enfermeira Nour (Zita Hanrot) começa a desconfiar que há irregularidades na gestão de resíduos químicos na fábrica em que trabalha, passando a investigar o que pode estar ocorrendo e até onde esse problema vai.