Pesquisa qualitativa sobre chances reais de vitória da terceira via sairá no dia 18

TRIBUNA DA INTERNET

Charge do Gilmar Fraga (Gaúcha/Zero Hora)

Eduardo Barretto
Metrópoles

Dirigentes partidários aguardam as novas pesquisas sobre as chances da terceira via. Os novo levantamentos detalharão especialmente o chamado voto “nem-nem”, ou seja, dos eleitores que não aceitam eleger, de jeito algum, nem Lula nem Bolsonaro.

São duas pesquisas, uma quantitativa e outra qualitativa, que devem apontar também, entre João Doria, do PSDB, e Simone Tebet, do MDB, um candidato único da terceira via ao Planalto.

POR EXCLUSÃO – O levantamento considerado mais importante é o que vai detalhar quais são as aspirações do eleitores que não querem nem Lula, nem Jair Bolsonaro.

Dirigentes desses partidos esperam que os detalhes que serão aferidos pela pesquisa qualitativa mostrem um caminho para essa candidatura única atender às expectativas desses eleitores.

O levantamento, a cargo do Instituto Guimarães, sediado em Campinas (SP), será divulgado na próxima quarta-feira (18/5) e trará minúcias desse recorte.

MUITOS INDECISOS – Participantes das conversações entre PSDB, MDB e Cidadania citam levantamentos internos que apontam dois resultados principais até agora.

Primeiro, a existência de uma fatia considerável do eleitorado que ainda não definiu o voto. Segundo, a permanência do desejo por parte da população de que haja uma candidatura de terceira via.

Por outro lado, as pesquisas divulgadas até agora seguem com um resultado ruim para a terceira via, com Lula e Bolsonaro consolidados na dianteira.