Afagos de Ciro a Simone Tebet estimulam os defensores da pré-candidatura do MDB

Simone Tebet: 'Tem uma franja com Bolsonaro só por medo do PT' - Política -  Estadão

Simone quer incluir Ciro nas negociações da terceira via

Gustavo Zucchi
Metrópoles

A sinalização de Ciro Gomes (PDT) de que gostaria de uma chapa com a senadora Simone Tebet (MDB) animou interlocutores da parlamentar. Apesar de Tebet não ter pretensão de ser vice em uma candidatura encabeçada pelo pedetista, aliados da senadora dizem que a simpatia de Ciro é um bom sinal. Especialmente nas negociações da terceira via.

Com cenário ainda longe de ser definido, já se fala em pelo menos 11 pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Alguns estão oficializados pelos partidos; outros, ainda não. O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022

MAIOR POTENCIAL – O argumento dentro do MDB é que Ciro Gomes quer contar com apoio de Simone Tebet justamente pelo potencial de crescimento da candidatura da parlamentar, maior do que o atraibuído a João Doria (PSDB).

Os afagos de Ciro Gomes mostrariam também a capacidade de Simone Tebet em dialogar com outros polos políticos. Os dois candidatos têm conversado por meio de mensagens de texto, trocando impressões sobre a corrida eleitoral.

A candidata do MDB também faz elogios a Ciro Gomes e já afirmou publicamente que ele deveria ser incluído nas conversas pela candidatura única da terceira via. “Acho Ciro Gomes um grande quadro, que tem a coragem de falar aquilo que pensa”, disse em entrevista à RedeTV no dia 25 de abril.

REAÇÃO NO MDB – Dentro do partido, a pré-candidatura de  Simone Tebet vem sofrendo oposição interna, por parte de parlamentares que são ligados a Lula. Mas a Alta da Juventude do MDB saiu em campo e rebateu tentativa de “sabotar” a candidatura da senadora.

Internamente, na campanha de Tebet dentro do MDB, o gesto de Ciro é visto como mais um trunfo na reta final para escolha de um candidato único da terceira via.

O otimismo é também pelos resultados das últimas pesquisas de intenção de voto. Apesar de Doria aparecer um pouco à frente, Tebet sempre tem resultados melhores, por ser menos rejeitada, e por ter maior potencial de crescimento, por ser desconhecida.