Liderança indígena diz que Yanomamis desaparecidos foram encontrados

Em depoimento nesta quinta-feira (5) à Polícia Federal, o  líder indígena Júnior Hekurari disse que alguns yanomamis supostamente desaparecidos após confronto com garimpeiros foram encontrados.

Conforme relatou o jornal Folha de S. Paulo, o relato de Hekurari indica que os indígenas se mudaram para outros locais da região, em Roraima.

Segundo Júnior Hekurari , os indígenas foram localizados em uma área de floresta longe da Araçá, a comunidade que viviam. Eles teriam mudado de casa dentro da própria terra indígena.

O desaparecimento dos indígenas na reserva Yanomami em Roraima foi denunciado na última semana pelo conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), entidade presidida por Hekurari.

Os Conselhos Distritais de Saúde Indígena (CONDISI) irá divulgar uma nota com mais detalhes ainda nesta sexta-feira (6).

Uma comissão formada pela Polícia Federal, Ministério Público, Funai e Ministério da Saúde visitou a aldeia para apurar a denúncia e a encontrou queimada, sem a presença dos moradores. Em nota, a comissão informou também que não foram encontrados indícios da prática dos crimes de homicídio e estupro ou de óbito por afogamento.

Na última quarta-feira (4), a PF anunciou que irá instalar uma base em Roraima, que servirá de apoio à fiscalização do garimpo ilegal na região.

Porém, o caso ganhou repercussão nacional e motivou a campanha “CADÊ OS YANOMAMI” nas redes sociais.