Governo israelense sofre ‘maior ataque hacker de todos os tempos’

A agência de proteção cibernética de Israel declarou estado de emergência na segunda-feira (14), quando os sites do governo do país caíram em um aparente ataque online.

O jornal israelense Haaretz noticiou o ataque cibernético, citando uma “fonte do establishment de defesa” que afirmou ser o maior já realizado contra Israel. O ataque teria como alvo sites usando o domínio ‘gov.il’, que atende a todos os sites do governo israelense, exceto os relacionados à defesa.

O ataque cibernético derrubou sites dos ministérios do interior, saúde, justiça e bem-estar do país, bem como o do gabinete do primeiro-ministro. Todas são páginas no domínio gov.il de Israel.

Na segunda-feira à noite, horário de Jerusalém, alguns acessos haviam sido restaurados.

Autoridades israelenses suspeitam que o ataque foi obra de outro país, mas disseram ao Haaretz que ainda não podem determinar quem foi o responsável.

No entanto, jornalistas israelenses já especularam que o Irã é o culpado. Israel e Irã há anos trocam ataques cibernéticos, e a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) invadiu câmeras de CFTV e bancos de dados de funcionários nos portos de Haifa e Ashdod no mês passado.

O conflito entre Teerã e Tel Aviv também se tornou cinético nos últimos dias, com Israel matando dois oficiais do IRGC em um ataque aéreo na Síria na semana passada, e o IRGC respondendo com um ataque de mísseis balísticos contra um suposto “centro estratégico” israelense em Erbil, Iraque, no sábado. .

Autoridades do governo disseram que estão verificando com as empresas israelenses de energia e água para ver se foram afetadas, embora os sites de serviços públicos de Israel pareçam estar funcionando normalmente.