Fundaj celebra 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22

Concerto com obras de Heitor Villa-Lobos faz parte da programação

Compositor carioca Heitor Villa-Lobos
Compositor carioca Heitor Villa-Lobos – Foto: Divulgação
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22, que marcou vários nomes importantes para a cultura do País como Oswald de Andrado, Tarsila do Amaral.

Para a celebração, a Fundaj por meio da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) traz uma programação variada. A primeira é um debate sobre a exposição que está prevista para ser lançada em junho “Um Pernambucano na Semana de 22: Vicente do Rego Monteiro“.

Os pesquisadores da Fundação Moacir dos Anjos e Rodrigo Cantarelli participam da conversa, que será transmitida pelo Youtube nesta quinta-feira (17),  às 17h

“A gente celebra a Semana de 22 levando em consideração tanto o evento em si, no qual tivemos um pernambucano que hoje dá nome a um espaço da Fundação, que é Vicente do Rego Monteiro, mas também pensando na Semana como uma metáfora, que sintetiza todo um processo histórico que permite a modernização do país e também que o Brasil possa se descobrir”, diz o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

Já na sexta-feira (18) é a vez do concerto pernambucano Quarteto Encore se apresentar no Cinema da Fundação/Museu, no auditório Benício Dias, às 15h. . O grupo musical faz performance voltado à obra de Heitor Villa-Lobos, referência da música do movimento. Serão apresentadas músicas dele, assim como de Dierson Torres e de Ivanubis Hollanda.

“Homenageamos Villa-Lobos que, dos nacionalistas, é a nossa principal referência, assim como também é para outros compositores, que traremos no concerto. Ao fazer essa homenagem, demonstramos na prática como Villa-Lobos foi uma fonte de inspiração para tantos nomes a partir de seu legado, em especial em Pernambuco e no Nordeste”, explica Carlos Santos, diretor musical do Quarteto Encore.

Para esta apresentação no Cinema da Fundação/Museu, serão 100 convites. 50 deles são voltado para alunos e professores da rede pública convidados. Os outros 50 são para o público em geral, que deverá fazer a retirada na bilheteria até 20 minutos antes da aula-concerto.

Serviço:

Fundaj comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22

Debate com os pesquisadores Moacir dos Anjos e Rodrigo Cantarelli

Onde: Youtube da Fundação
Quando: 17 de fevereiro, às 17h

Concerto pernambucano Quarteto Encore

Onde:Cinema da Fundação/Museu, no auditório Benício Dias
Quando:  18 de fevereiro, às 15h
Ingressos: 50 para público em geral, que deverá retirar 20 minutos antes na bilheteria