Agronegócio perde dono da Usina Olho D’Água. Por Fernando Castilho

Por Fernando Castilho – Jornalista e colunista do JC Online

O agronegócio nordestino perdeu, na manhã desta segunda-feira, o empresário pernambucano Murilo Tavares de Melo, nascido no Recife e filho do fundador do Grupo Tavares de Melo, Artur Tavares de Melo e Helena Hardman, pais de oito filhos: Virgílio, Vinício, Terezinha, Marcílio, Silvio, Romildo e José Tavares de Melo (Zequinha), além de Murilo era o terceiro mais velho.

Seu pai, Artur Tavares de Melo, era filho de Pedro Tavares de Melo, dono de um pequeno engenho, o Olho D’água, que produzia açúcar bruto e rapadura. Murilo juntamente com Virgílio e Vinício entraram no negócio a partir da Usina Olho D’água, da qual nasceu o Grupo Tavares e Melo (GTM).

Ele liderava o grupo formado pelas usinas Olho D’agua, Giasa na Paraíba, Comvap no Piauí e que tem participação ainda no Temape uma base de tancagem em Suape am parceria com as usinas Trapiche, Petribu e Ipojuca.

Em 2020, a Usina Olho-d’água moeu sua 100ª safra. A companhia hoje é comandada pelos filhos Artur e Gilberto Tavares de Melo e está entre as cinco empresas de melhor desempenho econômico no Nordeste.

As três empresas sucroalcooleiras, Usina Central Olho D’Água, a COMVAP – Açúcar e Álcool Ltda e a Usina GIASA. tem uma moagem consolidada de mais de 4.100.000 toneladas de cana-de-açúcar e emprega na safra e entressafra 7.700 e 4.000 funcionários respectivamente. esta última adquirida em 2019. Sob a administração do grupo, a GIASA moeu na última safra, mais de 1.172.000 toneladas de cana.

DIVULGAÇÃO
Usina central Olho D’Agua

Formado pela Universidade de Viçosa (MG) sempre foi reconhecido como um agrônomo inovador ao lado do irmão Vinício que era químico industrial Murilo foi um pioneiro na renovação do setor do Nordeste.

Ele foi muito responsável pela introdução de uma série de novas técnicas de agricultura canavieira como a introdução da mecanização da colheita e da irrigação nos anos 70 do século passado que transformaram a Estivas numa espécie de show room da indústria de açúcar e álcool no Nordeste

Em 1969, ele esteve na operação que o grupo GTM comprou a Usina Estivas. Localizada no município de Arêz, no Rio Grande do Norte, e da pequena usina tornou-se a terceira empresa do GTM e uma das maiores indústrias de açúcar do Nordeste. Também esteve no projeto de instalação da Giasa, a primeira destilaria autônoma do Brasil, construída ao lado da Usina Olho D’Água.

A entrada no mundo dos negócios, que originou um dos mais bem sucedidos grupos empresariais do Nordeste, se deu com o falecimento José Hardman, sócio de Arthur, quando os três irmãos (Vinício, Virgílio e Murilo) pediram ao pai para Arthur entrar na sociedade.

O Grupo Olho D’Água reúne mais de 7.700 colaboradores, entre efetivos (70%) e safristas (30%). Esse número de colaboradores faz com que a família Olho D’Água reúna hoje mais de 38 mil pessoas. Além disso, o Grupo trabalha com empresas terceirizadas, prestadores de serviços e 650 fornecedores de cana-de-açúcar que, na safra 2019/20, respondem por mais de 40% da produção anual do Grupo.

A sua área de influência das três usinas abrange 20 municípios beneficiados pela geração de emprego e renda, originadas pela atuação do Grupo distribuídos por estado, são 20 municípios: 10 em Pernambuco, 4 na Paraíba, 4 no Piauí e 2 no Maranhão.

Álbum de família
Murilo Tavares de Melo

Vinício, Virgílio e Murilo chegaram com a proposta pronta de pagar as cotas da empresa com o trabalho. O pai aceitou, mas ficou com a parte financeira do negócio. Foi assim que, em janeiro de 1943, Vinício assumiu a gerência industrial da Olho D’Água.

Murilo, recém-formado pela Escola Superior de Viçosa, Minas Gerais, assumiu a gerência agrícola. Virgílio, que já morava no Recife, ficou com a parte comercial.

Em 1982, o GTM implantou um dos mais arrojados projetos de açúcar e álcool, com o surgimento da nova fronteira agrícola no Centro-Oeste e a instalação no Mato Grasso do Sul da Usina Passatempo.
Ainda no Grupo Tavares de Melo, Murilo esteve no projeto de instalação de um dos primeiros terminais de combustíveis líquidos do Nordeste, focado na armazenagem de álcool, o Tecab – Terminais de Armazenagens de Cabedelo, na Paraíba.

Em 1998, Grupo Olho D’Água que participou da idealização da TEMAPE, empresa de armazenagem e movimentação de granéis líquidos, instalada no Porto de Suape entrou numa outra companhia do ramo a PETROVIA, distribuidora de combustíveis, hoje presente em todos os estados do Nordeste.

A marca Olho D’agua em uma das líderes do mercado no varejo nordestino. Ainda em 2020 Usina Giasa Ltda., recebeu a Certificação Bonsucro. Este selo é uma iniciativa global de múltiplas partes interessadas e dedicadas às questões ambientais e sociais da produção de cana-de-açúcar, com foco em aprimorar continuamente os três pilares da sustentabilidade: viabilidade econômica, responsabilidade social e preservação ambiental, assumindo compromisso de implementar e manter todos os seus requisitos.

A companhia produz Açúcar Refinado Especial, Açúcar Refinado Granulado, Açúcar Cristal e Açúcar Demerara. Também, produz Álcool Anidro / Hidratado. Álcool Neutro. Destilado Alcoólico Simples de Cana e Destilado Alcoólico Simples de Cana Envelhecido, e energia a partir de bagaço da cana como combustível e gerando energia para o próprio consumo e para vender os excedentes de eletricidade.

O Grupo Olho D’Água participa do Programa Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq, com ações que beneficiam crianças e adolescentes. É também reconhecido com o selo Empresa Solidária pelo apoio ao IMIP, instituição que desenvolve um trabalho social e médico de referência para mães e crianças. O Grupo Olho D’Água também é empresa parceira do HCP (Hospital de Câncer de Pernambuco).