Ciro critica PT na PEC dos Precatórios: ‘O que falam no almoço, não serve para o jantar’

O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT)

Ciro afirma que o PT promete uma coisa, porém faz outra…

Luca Mathias
Extra

Depois que o Senado aprovou, nesta quinta-feira, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) comemorou o comportamento dos seus correligionários na Casa. Ao parabenizar os “valorosos senadores do PDT”, que votaram contra o avanço do texto, ele também voltou a criticar o PT, que votou majoritariamente a favor da aprovação da PEC. Em reação, o perfil do PT no Senado justificou que o “recurso é para ajudar as famílias pobres”.

A PEC dos Precatórios foi aprovada, em dois turnos, por 64 votos a favor e 13 contra. Como se trata de uma emenda à Constituição, eram necessários pelo menos 49 votos dos 81 parlamentares. Três legendas resistiram ao avanço do texto: Cidadania, Podemos e PDT, cujos três senadores foram contrários, ainda que nenhum tenha se manifestado em plenário, nem mesmo para orientações de voto.

CONTRA A ABERRAÇÃO – “Parabéns aos valorosos senadores do PDT que votaram contra essa aberração da PEC dos Precatórios. Uma posição firme e acertada. Já o PT todo votou a favor. O que eles falam no almoço, não serve para o jantar”, escreveu Ciro Gomes, ao compartilhar uma imagem do quadro de votação.

Vale lembrar que o PDT teve papel crucial na vitória do governo na votação da PEC em primeiro turno na Câmara, tendo contribuído com 15 votos do partido, após acordo com o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL). Na ocasião, a proposta foi aprovada com placar apertado: 312 votos, apenas quatro além do quórum mínimo.

A orientação do partido gerou críticas da oposição e levou Ciro Gomes a suspender a pré-candidatura à Presidência. Após reunião interna, no segundo turno, o PDT votou em maioria contra a PEC.

PT RESPONDE  – Em resposta direta às críticas e à menção de Ciro, o perfil do PT no Senado informou que o partido lutou “para barrar o calote”, com destaque reafirmando a posição partidária durante a votação.

“Lutamos para barrar o calote, inclusive ressalvando o destaque durante a votação (que, aliás, se tivesse assistido, jamais teria feito esse post). A PEC que os deputados do PDT ajudaram a aprovar na Câmara mudou completamente no Senado”, destacou o partido, em resposta a Ciro.

“Não vai ter orçamento secreto e o recurso é para ajudar as famílias pobres. Sem falar na renda permanente que conquistamos. A gente não abandona o Brasil e vai viajar”, completou o perfil do PT, provocando o pedetista ao lembrar de sua viagem à França no segundo turno das eleições presidenciais de 2018.

MANDOU APROVAR – Apesar de fazer oposição ao atual governo, a orientação do PT para seus senadores foi favorável ao avanço da PEC dos Precatórios.

Ao anunciar seu voto, o senador Jaques Wagner (PT-BA) criticou trechos da proposta e a equipe econômica do governo, mas garantiu que cumpriria o acordo para viabilizar o programa Auxílio Brasil.

Segundo ele, a solução mais simples seria “tirar do teto de gastos o que se quer fazer com o bem-vindo programa Auxílio Brasil”.