Black Friday: atenção para garantir boas compras

Antes de fechar o negócio, o consumidor deve consultar o mercado para escolher bem o produto que quer adquirir para ter certeza de que está fazendo uma compra vantajosa
Antes de fechar o negócio, o consumidor deve consultar o mercado para escolher bem o produto que quer adquirir para ter certeza de que está fazendo uma compra vantajosa – Foto: Evandro Leal/Agencia Enquadrar/Agencia O Globo
Um dos momentos mais esperados pelos consumidores está próximo: a Black Friday. Aquecendo todo o mercado varejista, o evento será realizado na última sexta-feira deste mês, no dia 26. Segundo pesquisa nacional da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), cerca de 62% dos lojistas vão ofertar promoções, enquanto a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera que a data movimente R$ 3,93 bilhões – aumento de 3,8% em comparação com 2020. Em Pernambuco, a CNC espera um volume de vendas equivalente a R$ 87,14 milhões com a data. Apesar das boas expectativas, especialistas apontam que é preciso que os consumidores fiquem atentos para não cair em golpes e terem um prejuízo financeiro.
De acordo com o economista e professor da UniFBV, Paulo Alencar, a Black Friday será um momento para que os empreendedores consolidem a data no varejo. “O evento aproveita o recebimento do 13º, é uma prévia do comportamento do mercado no fim do ano, sobre a expectativa do consumo. Ocorre num momento de retomada da economia, antecede o Natal, e é uma grande ação no Brasil, que vem sendo melhor aprimorada”, disse.

De olho na pesquisa

Segundo a advogada e sócia do escritório Moraes Guerra Advogados, Cássia Guerra, a principal dica para o consumidor é pesquisar o produto desejado com antecedência. “Recomendamos que a pessoa consulte o produto que quer comprar, fazendo pesquisas de mercado e de preços. É importante fotografar ou tirar print para comparar com os preços da Black Friday mesmo. É positivo esse comparativo para ter a certeza se de fato está comprando em promoção”, disse.

A advogada aconselha ainda usar mais o cartão de crédito nas compras on-line para ajudar a evitar golpes. “Sugerimos que se compre em cartão de crédito, porque pelo boleto bancário pode não ter destina­ção correta e não se consegue provar a fraude. No cartão de crédito tem o nome certo de quem vendeu, os dados mais organizados. Qualquer problema com o estabelecimento, o método de cancelamento é mais fácil pelo cartão e para pedir ajuda de algum órgão de defesa do consumidor, os juizados especiais”, recomendou Cássia Guerra.

Os consumidores também devem ter atenção quanto ao prazo de desistência da compra de produto, se ele não chegar de acordo com o que foi adquirido. “É importante ter consciência que, em qualquer compra por aplicativos, o comprador tem direito a desistência em sete dias a partir do recebimento do produto. Se não for como ele queria, tem o direito de desistir sem ônus financeiro, declarando o arrependimento por um canal de comunicação formal, para que quem vendeu esteja ciente”, acrescentou Cássia.

Além disso e da pesquisa, é impor­tante que dados sobre a veracida­de dos sites e da loja sejam levados em consideração. “É bom pesquisar em lojas tradicionais, evitar comprar com preço abaixo do mercado e não fazer compra no Pix. E analise os preços: se estiver muito abaixo deve ser fraude. Estelionatá­rios devem querer se aproveitar”, aconselhou o economista Paulo Alencar.

Oportunidade para todos
A Black Friday, além de ser uma chance de aumentar o faturamento, é uma oportunidade para que as empresas se apresentem melhor ao mercado e consigam cativar novos clientes. Esse é o caso da loja on-line Mimi Pepi Kids, criada em setembro. Com produtos voltados para o público infantil, a loja espera conquistar novos clientes e aumentar as vendas, como conta a sócia da loja, Clara Azevedo.

“Escolhemos participar por acreditar ser algo cultural e forte entre os consumidores. Nossa estratégia foi tornar todos os nossos itens acessíveis para todos os nossos clientes, com descontos variados em todas as categorias do nosso site”, disse Clara.

Clara Azevedo aproveita a Black Friday para conquistar novos clientes | Foto: Paullo Almeida/Folha de PernambucoClara Azevedo aproveita a Black Friday para conquistar novos clientes | Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

Na loja, os preços atrativos não ficaram restritos apenas à semana da Black, pois a empresa adotou descontos semanas antes do evento. “Como é a primeira Black que participamos, neste mês colocamos alguns descontos no ‘Esquenta Black’ e as vendas cresceram em média de 20%. Então para esta semana esperamos um crescimento entre 40 e 50% nas vendas”, contou a sócia da Mimi Pepi Kids.

Empresas de maior porte, como a Ferreira Costa, também prometem preços reduzidos no mês todo. A rede colocou descontos de até 70% no seu site desde 11 de novembro. Segundo o gerente de compras da Ferreira Costa, Nivaldo Marques,  “o objetivo é vender igual ao ano passado”.

Destaque para pets
A Black Friday atualmente não está mais restrita apenas a produtos para pessoas, o mercado pet também vai aproveitar a oportunidade. No Mundo Pet, o objetivo é oferecer descontos de até 55%. “Estamos animados, conseguimos deixar a promoção desde o início do mês para os clientes aproveitarem, e com o passar dos dias vamos incluindo novos itens. Pensamos em não deixar nenhum pet de fora, dos animais tradicionais aos animais mais exóticos, com uma variedade grande de produtos. Os consumidores encontram até 55% de desconto”, contou a gerente da loja, Daniele Ramos.

Para o período, as vendas devem ser três vezes maiores em comparação com os meses anteriores. “Esperamos um crescimento nas vendas, cativar clientes novos que não conhecem ainda a loja. Comparado com o ano de 2019, onde tivemos uma Black Friday mais agressiva, a gente quer escoar 30% a mais do nosso estoque e aumentar o faturamento em até 50% com os produtos em promoção”, finalizou Daniele.

Daniele Ramos preparou descontos exclusivos para pets Daniele Ramos preparou descontos exclusivos para pets | Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

Aposta em descontos reais
Já na AP Bebidas, segundo o sócio administrador Anísio Henrique, a Black Friday foi pensada para oferecer descontos além das porcentagens, proporcionando diferenças reais no preço dos produtos. “A loja vai mudar totalmente, vamos tirar os produtos que ficam na altura da mão, e colocar em caixas espalhadas pela loja. Hoje o produto tem em sua totalidade um decréscimo de preço de 25 a 40%. Não vamos dar apenas um desconto, é uma diminuição no preço absoluto do produto, por isso temos uma expectativa bem positiva”, afirmou.

De acordo com Anísio, o evento deve representar mais da metade das vendas para o mês de novembro. “Temos a expectativa de que 60% do faturamento do mês seja registrado em quatro dias. O Black Friday junto com o mês de dezembro representa 40% do que faturamos no ano todo”, contou.

Anísio Henrique optou por oferecer reduções reais nos seus produtosAnísio Henrique optou por oferecer reduções reais nos seus produtos | Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco 
Veja dicas para evitar golpes na Black Friday Veja dicas para evitar golpes na Black Friday | Arte FolhaPE/Hugo Carvalho