PF assume investigação que apura incêndio na Cinemateca

No primeiro momento, peritos do Instituto Nacional de Criminalística devem participar dos trabalhos

Incêndio na Cinemateca de SP destruiu parte do acervo audiovisual do Brasil Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de SP

A Polícia Federal (PF) assumiu nesta sexta-feira (30) a investigação sobre as causas e eventuais responsabilidades pelo incêndio que atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, na quinta-feira (29). Anteriormente, o caso era investigado pela Polícia Civil de São Paulo. O prédio foi interditado por conta do ocorrido, mas não houve vítimas.

O pedido para que o caso fosse encaminhado para a PF foi feito pela Secretaria Especial da Cultura, responsável por administrar o galpão da Cinemateca. O motivo é que o local pertence ao governo federal. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo confirmou que a Polícia Civil deixou a apuração com a Polícia Federal.

– A SSP informa que o caso foi encaminhado para a Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações. O Corpo de Bombeiros realizará nesta sexta-feira (30) fiscalização no local para constatar se o imóvel estava dentro das normas – informou o comunicado da SSP paulista.

A PF em São Paulo já iniciou o procedimento de investigação. Em um primeiro momento, peritos do Instituto Nacional de Criminalística especializados em incêndios devem participar dos trabalhos. A PF também pediu apoio à perícia do Rio de Janeiro que participou das investigações sobre o incêndio que atingiu o Museu Nacional, em 2018.

Nesta sexta, os Bombeiros divulgaram nota para informar que, após o fogo no galpão da Cinemateca, vão ao local fiscalizar se ele estava mesmo regularizado e seguindo as recomendações de segurança contra incêndio.