China e Rússia unem tropas para exercício conjunto em agosto

Especialista afirma que evento terá armas e equipamentos mais avançados do mundo

russia china
Putin ao lado do presidente da China Xi Jinping Foto: Divulgação/Xinhua

A agência russa de notícias Interfax publicou nesta quinta-feira (29) que um exercício militar envolvendo cerca de 10 mil soldados será realizado de forma conjunta entre a Rússia e a China. O treinamento ocorrerá no noroeste da China.

Desde que o surto de Covid-19 teve início, este será o primeiro treinamento militar conjunto na China, revelando uma confiança mútua entre os dois países.

De acordo com o jornal Global Times, o exercício será realizado em meados de agosto com o tema de salvaguarda conjunta da segurança e estabilidade regional.

Os dois países estabelecerão quartéis-generais conjuntos durante o evento, que contará com vários tipos de aeronaves, peças de artilharia e equipamentos blindados para testar o reconhecimento conjunto, alerta precoce, ataque de informações eletrônicas e capacidades de ataque.

Segundo um especialista que não quis se identificar disse ao Global Times, considerando as tropas participantes, equipamentos e temática do exercício, trata-se de um treinamento estratégico em grande escala com algumas das armas e equipamentos mais avançados do mundo.

Moscou tem buscado se aproximar da China desde 2014, quando sua relação política com o Ocidente chegou ao ponto mais baixo desde a Guerra Fria devido à anexação da Crimeia.