PSOL cresce em número de filiados em Pernambuco

A Direção Estadual do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL-PE – comemora os números crescentes de filiações na legenda no estado de maio de 2020 a maio de 2021. Foram quase 2.500 filiações ao PSOL de Pernambuco, sendo 75% na Região Metropolitana do Recife (RMR). A novidade ainda fica por conta da interiorização do partido. Vale destacar as filiações na região do Sertão do Araripe e em Caruaru, onde o PSOL vem se consolidando como uma referência partidária.

Pernambuco é o 4° estado com maior número de filiações no Brasil passando importantes estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande Sul. No Nordeste ele figura em 2º, ficando atrás da Bahia.

O perfil do público interessado no socialismo e liberdade tem chamado a atenção da direção – são majoritariamente mulheres, negros (as) e jovens. “Esse crescimento de filiações femininas tem uma relação direta com as novas referências políticas do partido como: Dani Portela, as codeputadas das Juntas, Eugênia Lima e Lucinha Mota”, disse Michelle Santos, secretária geral do partido.

É importante, ainda, salientar que o avanço da sigla em setores populares tem fortalecido algumas pautas como o direito à moradia, a renda básica, se aliando a movimentos sem-teto, sem-terra, grupos feministas, contra racismo, intolerância religiosa etc. Tal crescimento é mais perceptível na RMR devido à adesão de diversos movimentos populares e sociais ao partido.

O período de adesão ao partido se encerrou, recentemente, em decorrência do 7º Congresso Nacional do PSOL, que acontecerá dias 25 e 26 de setembro de 2021 por meio de plataforma virtual. O encontro reunirá delegados de cada estado brasileiro para discutir e aprovar resoluções sobre a Conjuntura Internacional; Conjuntura Nacional e Tática; Balanço da gestão e organização partidária e a eleição da nova direção nacional.