Lula lamenta que no Brasil não haja “um partido político forte” como na ditadura chinesa

Lula deu entrevista a um dos maiores portais da China

Jean Pecharki
Gazeta do Povo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou o “partido político forte” da ditadura comunista da China e fez críticas aos EUA por supostamente “mandarem” na Lava Jato para tirar o PT do poder. As declarações foram dadas em entrevista publicada no fim de semana pelo portal de notícias chinês “Guancha”.

Segundo Lula, o Partido Comunista chinês tem força e poder para fazer com que a população cumpra suas decisões. A declaração de Lula foi dada num contexto em que ele parabenizava as medidas de combate à pandemia do coronavírus na China.

NÃO TEMOS NO BRASIL… – “A China é um produto da revolução liderada pelo presidente Mao [Tse Tung] em 1949. Esse partido na China tem poder e um governo forte. Quando tomar decisões, o povo respeitará essas decisões. Isso é algo que não temos no Brasil”, disse Lula na entrevista – publicada em chinês e traduzida para o português pela Gazeta do Povo.

O contexto das declarações eram de parabenização das medidas contra o coronavírus adotadas pela China. “Na verdade, o mundo provou, a ciência provou, Europa, China e outros países mais responsáveis provaram que a melhor solução para o coronavírus é o isolamento social, seguido de vacinas”, disse o Lula.

“Portanto, gostaria de apresentar meus respeitos e parabéns a esses governos responsáveis. Gostaria de parabenizar o governo chinês e os médicos chineses e o sistema de prevenção de epidemias.”

DESTAQUE NO SITE – A entrevista de Lula ao Gancha, um dos principais portais da China, ocupou posição de destaque no site, sendo veiculado logo abaixo de uma matéria com o presidente chinês, Xi Jinping.

Além disso, a entrevista com os elogios do ex-presidente petista ao regime ditatorial da China foi publicada num momento simbólico: às vésperas do centenário do Partido Comunista Chinês, a ser comemorado na próxima quinta-feira (dia 1º).