O BRASIL E SUA FEIRA DE MANGAIO. Por Mauro Barros

Por Mauro Barros – Blog do Maurito

OBS: Para quem não conhece a palavra Mangaio é uma palavra dentro do dicionário nordestino (nordestinêz) e que significa todo tipo de mercadorias para diversas finalidades. Em especial abacaxi entre outras frutas/verduras, etc..

É realmente incomum o que passamos aqui em nosso território tupiniquim. Na verdade, podemos dizer que podemos comparar a nossa situação atual como uma peça teatral grega priorizando o tragicômico, ou melhor uma feira de mangaio – onde tem de tudo para tudo -.

Esses últimos acontecimentos na vida política do país, só trazem rastilhos de incontinência e arbitrariedades.  Na berlinda essa tal de CPI da COVID-19, algo que está tornando-se asquerosa de tantas anormalidades incrustada em seu fluxo.

De fato, todos sabem que nunca deveria ser instalada tal comissão em um momento como esse de tantas incertezas dentro de nosso convívio. Ela (CPI) não foi criada por disposição do Poder Parlamentar e nem tão pouco da Executiva, e sim projetada por uma “suprema corte “por iniciativa daquela “Terceira Via” que falamos em nosso último artigo. Sem dúvida criada a despeito de disputas políticas pela qual vemos dentro do cenário de ações de nossos três poderes, são partes abusivas e até absurdas e que vem assolar distorções entre os mesmos poderes. Decisões inconstitucionais, violações de leis, imoralidades administrativas entre outras súcias. Vemos uma mistura de invasão de competências tanto no Executivo como no Legislativo por terceiros. Os pedidos de oposição ao atual governo vindo de qualquer esfera são atendidos com presteza, mesmo aquelas insanas e sem respaldos jurídicos. É a lei do absolutismo.

A ruptura do pacto social perante as violações constantes provoca distúrbios na ordem pública. Tudo em prol de ideologias diversificadas, dando margem ao desmoronamento do sistema político e econômico da nação. Sabe-se que um sistema bagunçado se torna vulnerável a agentes nocivos como podemos exemplificar: criminosos de diversas laias, dos corruptos, traficantes, enfim é uma comporta aberta para infiltrações donosas. A janela está aberta a derrocada total.

Voltando a CPI da Covid e que já foi alcunhada de “CPIADA” pelo povo brasileiro – que são simplesmente irreverentes e sempre fazem piadas a todo acontecimento.  Seja bom ou ruim -. Na verdade, essa dita CPI é sem dúvida inusitada, pois sua comissão foi composta da pior maneira possível. Um espetáculo mambembe.

Vejamos:

O presidente dessa “bufenta” comissão, é um senador investigado pelo Ministério Público Federal – Operação Maus Caminhos (2016) – referente a desvios de verbas da saúde, a mesma vertente (investigação da saúde) predominante no contexto da CPI da Covid. Está envolvida toda a sua família inclusive esposa. Sua popularidade em seu estado natal (Amazonas) é por demais critica, o sujeito não pode nem andar nas ruas da capital amazonense, pois tem probabilidade de ser linchado pela população revoltosa com seus desmandos naquele estado.  O relator dessa comédia é ninguém mais que um senador que é personagem pela qual dispensamos apresentações. O mesmo possui uma quantidade expressiva de inquéritos e processos dentro do próprio STF – os quais encontram-se “invisíveis” dentro das gavetas toguense. Tem de tudo os referidos processos aludidos ao dito senador: corrupção; lavagem de dinheiro; peculato; outros diversos crimes. todos denunciados e comprovados pela operação Lava-Jato. Além disso é um dos beneficiários do petrolão. Enfim uma verdadeira “vedete” da corrupção.

Podemos ainda acrescentar outros atores desse picadeiro circense como: Senadores Randolfe Rodrigues – participante do esquema chamado “Mensalinho do Amapá”. Não poderia faltar seu coadjuvante o senador Humberto Costa que também possui vários processos e inquéritos. Foi Ministro da Saúde no governo Lula, e lá recebeu o acunho de Drácula, pelo fato de ter participado da máfia vampiresca – envolvimento com os hemoderivados -., porem foi “absolvido espetacularmente aos 45 minutos do segundo tempo pelo VAR” dessas acusações.  Outro que está na lista da comissão o senador Eduardo Braga. Esse também com vários processos onde figura como réu no STF. Enfim um pessoal do mais “alto gabarito” para comandar essa CPIADA mambembe.  Qual o respaldo que essa comissão possui para dirigir e julgar uma Comissão de Inquérito? Verdadeiramente hilariante!

Em continuidade aos espetáculos dessas sessões comandadas por essa finíssima e competente “comissão”. Relatos nos chegam sobre as famigeradas agressividades as testemunhas que são ouvidas no recinto. Ao ex-ministro Mandetta foi claro as agressividades e até cruéis.  o Fábio Wajngarten foi ameaçado até de prisão. O ex Ministro Pazuello por ter ocupado o cargo de ministro da saúde e também militar da ativa, foi oito vezes convocado para prestar declarações. E vem mais por aí, foi novamente convocado por ser “flagrado” sem máscara em um evento. A que ponto chega essa CPI. Tudo é motivo para eles tentarem descaracterizar e punir pessoas que estão ao lado do Presidente. Tudo gira entorno da possíveis desacertos do Presidente Bolsonaro, e assim encontrarem argumentos para um impeachment, já que de corrupção e roubalheira nada foi encontrado em todo o período desse governo. O Ex-Ministro Pazuello em todas suas declarações respondeu de maneira firme seus argumentos, inclusive apresentando comprovações através de documentações. Verdadeiramente é inusitada a maneira que esses senhores comandam as sessões-comédias.

Procuram a todo custo buscar e acusar o Presidente da República, incutindo a ele calunias e difamações sem precedentes e fazendo que pessoas interrogadas sejam obrigadas a compartilhar das perguntas sem sentidos.  É bem provável que exista já um relatório redigido intencionalmente pronto e até assinado. Resta a eles apenas aprimorarem condições que encachem ao dito documento.

A imprensa está à procura de divulgar essas insensatezes e tentar – claro – massificar as ditas ideias para o povo. Porem o que vemos nesse período é de um massivo apoio da população ao Presidente da República. Todos sabem das imensas periculosidades desses representantes da CPI da Covid e que não possuem respaldos para dirigirem uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Então é bom que se diga que a indignação do povo pode levar a serias consequências contra tudo isso. Está bem visível o apoio popular através de carreatas… Passeatas… Moto carreatas, todos ao lado do Presidente.   Abrolhos … plagiando nossos patrícios! Em Português claro: ABRAM OS OLHOS…

E aqui fico a cochicha com meus botões… E no próximo ano (2022) das eleições presidências, o que nos espera?

FONTES DE PESQUISAS

https://www.jornaldacidadeonline.com.br

https://noticias.r7.com/

https://vidadestra.org/cpi-de-circo/