Os 100 dias de gestão e o desafio dos prefeitos eleitos

 

Por Diana Câmara*

Depois de encerrar um ano de 2020 cheios de adversidades, onde o mundo teve que se reinventar, inclusive na seara do Direito Eleitoral, até mesmo com atos de campanhas de rua suspensos em virtude do Coronavírus, diversos prefeitos eleitos ou reeleitos no último pleito tiveram que começar 2021 com grandes desafios: o de gerir suas cidades em meio a uma segunda onda da pandemia, mantendo os serviços essenciais, iniciando novas ações e em busca da vacinação.

Nesse contexto, podemos afirmar que Pernambuco teve um destaque: a cidade do Recife. Nos primeiros 100 dias de gestão, o prefeito João Campos ganhou evidência não só no Estado, mas nacionalmente. Mesmo antes do início da distribuição das vacinas pelo SUS, o gestor mostrou, ao procurar o Instituto Butantan, que sua decisão política no primeiro ano de gestão era promover a vacinação dos recifenses. Feito que vem conseguindo com louvor.

Após o início da distribuição dos imunizantes para todo Brasil, a gestão teve um diferencial: o agendamento 100% digital da vacinação, se tornando referência e até disponibilizando o modelo da plataforma para outras cidades. Diante da pandemia, ainda atuou para ampliar a oferta de novos leitos e tomou uma série de medidas pensando no social.

Sem dúvida os primeiros 100 dias de gestão, onde muitas vezes o prefeito recém empossado está se deparando pela primeira vez com a máquina pública e sua complexa engrenagem, não é tarefa fácil e indubitavelmente a pandemia da COVID-19 deu contornos ainda mais críticos a estes dias.

Não foi um período fácil, mas algumas prefeituras vêm mostrando que com determinação, muita vontade política e uma boa equipe, é possível avançar em temas importantes para a população. Cabendo registrar ainda as cidades de Serra Talhada, administrada pela prefeita Márcia Conrado, que tem dado foco no combate à pandemia, e de Sirinhaém, com a arrojada prefeita Camila Machado, que tem mostrado que seu foco é na educação de qualidade. Ela, inclusive, inovou ao matricular a própria filha na rede municipal. Já em Bom Jardim, a gestão municipal do prefeito Janjão se destaca pelo maior programa de abastecimento de água do Agreste Setentrional.

Em Gravatá, Padre Joselito tem um olhar com ordenamento urbano e calçamento de ruas. Em Palmares, na Mata Sul, o prefeito Junior de Beto tem reforçado as ações sociais, enquanto na cidade de Primavera a prefeita Dayse Juliana tem como marca o bom desempenho no funcionalismo público. Em Tuparetama o destaque do prefeito Sávio Torres fica por conta da sua atuação em ações para melhorar a educação e o saneamento da cidade.

*Advogada especialista em Direito Eleitoral e em Direito Público. Pós- graduanda em LLM de Direito Municipal. Membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Nacional. Ex-Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PE. Ex-Presidente da Comissão de Direito Municipal da OAB/PE. Ex-Presidente do IDEPPE – Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco. Membro fundadora da ABRADEP – Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político.

Fonte: BLOG DO MAGNO MARTINS