Barroso e Moraes na mira do Senado

Após discussão indireta entre o presidente Bolsonaro e o ministro Luís Roberto Barroso sobre a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado, os tom também subiu no senado.

Carlos Viana, senador pelo PSD-MG, afirmou que autoridades devem “ajudar o país a vencer esse momento”. Visivelmente irritado, o senador disparou:

“Sou a favor que essa decisão do ministro Barroso seja alvo de uma investigação pelo Senado, que nós questionemos a Casa se, de fato, ela tem vigência legal. Se chegarmos a conclusão que não há embasamento da constituição, ao meu ver, é hora de darmos, quem sabe, o primeiro impeachment de um ministro do Supremo. Está na hora da gente começar a encarar”, afirmou Viana.

“O Supremo não pode ir além do que está escrito na Lei. Então, que o parlamento comece a exercer o seu papel”, complementou o senador.

Viana ainda explicou que o processo de impeachment do ministro tem início no recolhimento de assinaturas para ser então apresentado ao presidente do senado, Rodrigo Pacheco, que tem o poder de colocar o tema em pauta, ou não.

Carlos Viana
@carlosaviana
A decisão monocrática do ministro Barroso que determina em liminar a instalação de CPI é um completo desrespeito entre os Poderes da República. O ativismo judicial chegou a um limite perigoso e inconstitucional. É hora do @SenadoFederal dar uma resposta corajosa ao @STF_oficial
9:01 PM · 8 de abr de 2021
24,8 mil
3,3 mil
Compartilhar este Tweet

O senador Jorge Kajuru já apresentou ao presidente do senado o pedido de impeachment do ministro do STF com um importante anexo: ação do jornalista Caio Coppolla que, após estrondosa repercussão do abaixo-assinado iniciado pelo jornalista com 3 milhões de assinaturas em tempo recorde,  pede a Rodrigo Pacheco que coloque em pauta a “CPI da Lava Toga”.