‘Constituição Cidadã’ expandiu as castas privilegiadas e garantiu a impunidade dos corruptos

TRIBUNA DA INTERNET | Para reeleger Maia e Alcolumbre, é preciso mudar a  Constituição ou então desobedecê-la

Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

Celso Serra

Nossa primeira Constituição, após a independência de Portugal, data de 1824 e vigorou por 65 anos, até 1889 com a Imposição da República. Sim, escrevi “imposição” pois o marechal Deodoro não “proclamou” coisa nenhuma, foi um traiçoeiro golpe de estado sem o menor apoio do povo.

Só em 1891, dois anos depois da imposição é que a Constituição foi parida, com ferros e pólvora, tendo Ruy Barbosa como parteiro da principal legislação de nossa suposta “república” – que o tempo, o senhor da razão e pai da verdade, se encarregou de provar que essa Constituição não passava de uma “lei transitória”.

UMA ATRÁS DA OUTRA – Eu a considero “lei transitória”, porque depois dela veio a de 1934, que foi revogada com o golpe do Estado Novo e a imposição da Constituição de 1937. Depois dessa “lei transitória” de 1937 veio a de 1946. Em seguida, surgiu a de 1967. Depois veio a Constituição Federal de 1988, apelidada por Ulysses Guimarães de “Constituição Cidadã” (será?), que está em vigor até hoje, mais remendada do que fantasia de caipira.

No entanto, que ninguém espere que seja feito um remendo necessário para consertar o país. Isso jamais acontecerá. A “Cidadã”, além de ter estimulado a expansão de castas privilegiadas, permitiu que fosse implantada no Brasil a corrupção impune por decisão judicial, através da redação contraditória de diversos dispositivos, fato que permitiu a “interpretação” de que criminoso condenado só possa ser preso após a quarta instância, permissividade que só existe no Brasil entre os 193 países-membros da ONU.

CULPA DO EXÉRCITO – Esses fatos mostram que vivemos a pior fase da República brasileira desde que foi proclamada – sim, apenas proclamada, pois jamais foi implantada – em 1889 através de histórica quartelada, ou seja, a Ditadura da Corrupção Impune.

O grande culpado de tudo é o Exército que, comandado por Deodoro da Fonseca, em um autêntico golpe de estado, impôs uma falsa “república”, sem o apoio do povo brasileiro, que amava D. Pedro II e nele confiava.

Hoje, devido a essa imposição, qualquer quadrúpede disfarçado de bípede pode chegar a presidente.