Patrícia: Combate à corrupção é bandeira de vida

 

Houldine Nascimento

Pré-candidata do Podemos à Prefeitura do Recife, a delegada Patrícia Domingos concedeu uma entrevista coletiva, hoje, com a participação do deputado federal Daniel Coelho, do Cidadania, que declarou apoio à sua candidatura. Muito associada ao combate à corrupção por ter liderado a Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp), extinta no final de 2018 pelo Governo de Pernambuco, Patrícia falou que a luta é “bandeira de uma vida”.

“Trabalho nessa área há muito tempo. Só que essa bandeira é subsidiária às demais pautas de um governo. Se você consegue combater a corrupção, obviamente você consegue fazer com que os recursos sejam preservados para destinação a todas as pastas”, afirmou.

A prefeiturável do Podemos falou em reestruturação da Controladoria para que o órgão possa participar de todos os processos envolvendo a Prefeitura, como licitações e cumprimentos dos contratos. “Uma outra ideia que temos é a descentralização das ouvidorias para que cada Secretaria possa ter e isso fará com que a população tenha contato direto com cada pasta. Assim, teremos condições de ter na Controladoria um grande órgão parceiro da Prefeitura. Prefeito que tem medo de Controladoria é prefeito que não age dentro da licitude, da decência com a coisa pública”, complementou.

Patrícia Domingos também foi enfática nas críticas à administração do PSB no Recife: “Em relação ao prefeito Geraldo Julio, a maior crítica é sobre ele e a equipe terem transformado a Prefeitura em um palco de escândalos de corrupção. A Prefeitura virou capa de matérias nacionais com cinco operações policiais. Eu mesma denunciei vários contratos ao Ministério Público Federal e à Controladoria Geral da União, mencionando acordos suspeitos com empresas que não existem, com preços diferenciados e o próprio escândalo dos respiradores de porcos.”

“No momento em que a cidade mais precisou de um gestor que tivesse honestidade, decência e compromisso com a população – nós estávamos e estamos falando em salvar vidas –, tivemos uma enxurrada de escândalos e suspeitas de corrupção durante a pandemia”, continuou.

A delegada também disse que não tem queixas sobre as demais candidaturas de oposição e de que a parceria com Daniel Coelho e o Cidadania “representa a nova política”. “Estamos construindo um projeto de renovação e esse é o nosso diferencial”, acrescentou.

“Daniel é um grande parceiro, não de agora. Foi a primeira pessoa a me apoiar na época do fechamento da Decasp. Então eu tenho a honra e a alegria de contar com essa parceria há mais de um ano. Tenho admiração e gratidão por ele e uma alegria muito grande de tê-lo nesse projeto para reconstruir a nossa cidade e reescrever a história do Recife juntos”, concluiu.

BLOG DO MAGNO MARTINS