Governo de Pernambuco não ajudou comerciantes e autônomos na quarentena

Governo de Pernambuco não ajudou comerciantes e autônomos na quarentena

Apesar de ter decretado a quarentena no dia 22 de março e depois tê-la endurecido por 15 dias durante o lockdown, o Governo de Pernambuco não forneceu nenhum tipo de ajuda substancial aos trabalhadores autônomos, pequenos comerciantes e desempregados.

A quarentena em Pernambuco foi decretada de maneira unilateral, ou seja, não foi coordenada com o Governo Federal. Isso fez com que muitos trabalhadores se encontrassem desamparados até que a ajuda federal chegasse.

A insensibilidade do grupo político que comanda o Recife e o Governo de Pernambuco foi tanta que pensaram em antecipar impostos do ano seguinte para poder fechar as contas, o que foi feito pela Prefeitura do Recife para os optantes que quisessem receber descontos.

Apesar do apelo de diversos setores da sociedade, o Governo de Pernambuco não suspendeu a cobrança de impostos referentes ao ano de 2020.

Um número muito reduzido de pessoas recebeu cestas básicas do Governo do Estado ou da Prefeitura do Recife, nada que se compare ao custo de vida que todo trabalhador tem.

A empresa estatal de abastecimento de água em Pernambuco, Compesa, suspendeu a cobrança das contas de água das pessoas 120 mil pessoas inseridas na Tarifa Social, pouco mais de 1% da população do Estado de Pernambuco.

Enquanto isso, o Governo Federal gastou as suas reservas de capital para conceder diversos benefícios como Auxílio Emergencial, Benefício Emergencial, Saque Emergencial do FGTS, empréstimos pelo BNDES, dentre outros, sendo o único salvador da renda das pessoas e da economia brasileira.