Livro mostra mania pernambucana de grandeza: “O mundo começa no Recife”

Por LETÍCIA LINS – Blog OXERECIFE

Você sabia que o mercado público de São José é o mais antigo do Brasil em funcionamento? Que no Recife fica a Sinagoga mais antiga das Américas? Que está na cidade a única torre de atracação de Zeppelins, ainda de pé no mundo? Que foi no Recife que funcionou o primeiro observatório astronômico das Américas? Que o Diário de Pernambuco era até antes da pandemia o jornal mais antigo em circulação na América Latina? Que foi no estado que morou a primeira mulher a ser senhora de engenho no Brasil, ainda no século 16? Que é no Recife que ficam o colégio público (Ginásio Pernambucano, foto) e o restaurante (Leite) mais antigos do país? Curiosidades como estas constam entre as 101 que nos são apresentadas em O Melhor Livro do Mundo -101 “Manias” de Grandezas de Pernambuco, de Evandro Duarte de Sá. O livro  já está à venda na Internet, e deverá ter festa de lançamento, com a habitual noite de autógrafos, quando baixar a poeira da pandemia. O título pode parecer pretensioso, mas na realidade ironiza a histórica megalomania do pernambucano.

A publicação é de leitura leve. E em tempos de isolamento social, torna-se uma opção divertida para quem tem que ficar em casa. Acredito ser, também, uma boa sugestão para crianças e adolescentes, podendo funcionar  até como livro paradidático, pois aborda muitos aspectos da nossa história, de tantas revoluções, lutas libertárias, pioneirismos, e as folclóricas ou reais manias de grandeza de “Pernambuco falando para o mundo”. Fazendo e acontecendo. São pequenos relatos, em ordem cronológica,  com fatos que vão do século 16 ao 21.

Todas as 101 curiosidade do livro são fundamentadas em pesquisas. O autor, Evandro Duarte de Sá integra grupos que costumam explorar o Recife a pé, ou que têm na cidade um dos principais focos do trabalho. Ele até os cita na apresentação do livro – Caminhadas Domingueiras, Caminhadas Culturais, #OxeRecife, Projeto Olha! Recife – e também  faz parte do Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.  Das caminhadas, terminou vindo a inspiração para escrever o livro. Paraibano, filho de um “profeta da seca” (daqueles que estão rareando no Sertão), Evandro tem um currículo extenso: é educador, Doutor em Educação, Mestre em Fisiologia, Especialista na Gestão de Negócios em IES, Bacharel em Administração de Empresas e em Fisioterapia, e licenciado em Psicologia. Também é avaliador do INEP.  A tanta versatilidade, adicionou mais uma: a de escritor. Ele diz que a obra mostra o  nosso”pernambucocentrismo”, que “coloca Pernambuco mais ou menos no centro do Universo”.

Mas, em alguns casos, as “manias de grandezas” são “realmente grandezas”. E não são poucas. Inclusive as históricas. Senão, vejamos algumas delas, que nos remetem à frase clássica de Oliveira Lima, segundo a qual “quem diz história de Pernambuco diz história do Brasil”.   Veja, portanto, algumas curiosidades históricas: Antes de Cabral, o Brasil já fora descoberto por Vicente Yáñez Pinzón, chegando onde? Em Pernambuco,  claro. Posteriormente, seríamos a primeira “capitania hereditária” do Brasil, a que daria mais lucro e a mais rica possessão portuguesa no Brasil. Pernambuco foi sede do primeiro governo do Brasil, teve o primeiro engenho de açúcar das Américas, e foi aqui, também, que Branca Dias, viúva, se tornaria a primeira mulher a assumir o comando de um deles, onde hoje fica o município de Camaragibe. Aliás,  um grande amigo de Branca Dias,  Bento Teixeira,é considerado o autor da primeira epopeia escrita no Brasil.  Nos tempos de Nassau, já no século 17, o Recife teria o primeiro observatório astronômicos das Américas, o primeiro jardim botânico e também o primeiro zoológico do País.

O livro traz outras curiosidades, bem interessantes que ocorrem em Pernambuco. Algumas delas estão relacionadas na galeria de fotos acima. O Mercado de São José, tombado pelo Iphan, é  o mais antigo do Brasil, sendo o primeiro edifício pré-fabricado em ferro no país. Foi no Recife que funcionou a primeira companhia de trens urbanos da América Latina (tempos dos quais temos a relíquia da Ponte D´Uchoa, no bairro das Graças). No Mosteiro de São Bento, em Olinda, tivemos um dos dois primeiros cursos jurídicos do Brasil, ambos criados por decreto imperial, assinado por Dom Pedro I em 1827. Segundo o livro, fica na Várzea, o maior ateliê de cerâmica da América Latina (a Oficina Francisco Brennand). Em Camaragibe, onde está hoje o chamado casarão de Maria Amazonas, funcionou o engenho que Branca Dias dirigiu. Naquele município, foi implantada a primeira vila operária da América Latina (hoje totalmente descaracterizada). O Diário de Pernambuco, cujo velho prédio encontra-se em franca decadência, era o jornal em circulação mais antigo da América Latina, tendo sido fundado em 1.825. (Com a pandemia, parou de circular e, devido às dificuldades econômicas, ninguém sabe se voltará).  O Ginásio Pernambucano (na foto principal) é o colégio mais antigo do Brasil em atividade, segundo o autor. Foi fundado em 1825, logo após a Confederação do Equador. Bom, são tantas informações que renderiam  três meses e alguns dias de postagens, à razão de uma por dia. Não é a toa, portanto, que o livro está vendendo feito milho na feira, em tempo de São João. Já chegaram pedidos até de leitores europeus, principalmente da Suíça e de Portugal.

Serviço:
O quê: “O Melhor Livro do Mundo – 101 Manias de Grandezas de Pernambuco”. 
Onde comprar:  No site  https://bit.ly/O-Melhor-Livro-do-Mundo
Ou pelo telefone: (81) 9 82698102
Quanto: R$ 49
Forma de pagamento: no cartão de crédito ou boleto, em até 16 vezes
Preço do frete: grátis

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife