Christo: artista nascido na Bulgária e famoso pelos marcos históricos morre aos 84 anos

Artista búlgaro Christo fica na frente de sua obra Mastaba, construída no lago Serpentine, em Londres, em 18 de junho de 2018Direitos autorais da imagemEPA
Legenda da imagemChristo com sua obra The London Mastaba, construída na Serpentine no Hyde Park em 2018

O artista búlgaro Christo, mais conhecido por envolver edifícios e marcos famosos em tecido ou plástico, morreu em sua casa em Nova York, aos 84 anos.

Ele faleceu por causas naturais no domingo, de acordo com um comunicado publicado na página oficial do artista no Facebook.

Christo, que sempre trabalhou com sua esposa Jeanne-Claude, cobriu o Reichstag em Berlim e o Pont-Neuf em Paris com resmas de tecido.

Suas obras de arte “reuniram pessoas” em todo o mundo, diz o comunicado.

” Christo viveu sua vida ao máximo , não apenas sonhando com o que parecia impossível, mas percebendo isso”, diz ele, acrescentando que a arte do casal “vive em nossos corações e memórias”.

Christo Vladimirov Javacheff assiste à apresentação de sua instalação Os Píeres Flutuantes em Sulzano, Itália, 16 de junho de 2016Direitos autorais da imagemGETTY IMAGES
Legenda da imagemChristo na apresentação de sua instalação Os Cais Flutuantes em Sulzano, Itália, em 2016
Uma visão geral mostra pessoas andando pelos píeres flutuantes de Christo e Jeanne-Claude no lago Iseo, 3 de julho de 2016Direitos autorais da imagemEPA
Legenda da imagemOs visitantes andam ao longo dos Cais Flutuantes, uma instalação composta por 100.000 metros quadrados de tecido amarelo

Uma instalação de 2016, intitulada The Floating Piers, consistia em 100.000 m² de tecido amarelo brilhante flutuando em cubos de polietileno no lago Iseo, em Sulzano, Itália.

Linha cinza de apresentação
Caixa de análise de Will Gompertz, editor de artes

Shakespeare nos disse ‘todo o mundo é um palco’, Christo nos mostrou uma galeria de arte no mundo todo. O artista nascido na Bulgária não estava interessado nas paredes brancas estéreis do museu moderno, onde os objetos existem além da vida cotidiana.

Ele queria transformar a vida cotidiana em arte, fazer as pessoas olharem de novo e pensarem de novo em seus arredores. Ele fez isso por meio de intervenção – envolvendo um edifício como o Reichstag em Berlim em material azul ou uma seção da costa australiana com um milhão de pés quadrados de tecido – em ambos os casos, transformando estruturas frias e duras em sensuais e frágeis esculturas.

Ele trabalhou em colaboração com sua esposa Jeanne-Claude, que conheceu em Paris em 1958. Eles fizeram seu primeiro grande trabalho ao ar livre três anos depois na Alemanha, cobrindo barris de petróleo empilhados no porto de Colônia com material. Jeanne-Claude morreu em 2009, deixando Christo para continuar sozinho, o que ele fez, com um plano para encerrar o L’Arc de Triomphe em Paris no próximo ano – um projeto que provavelmente ainda será realizado.

Linha cinza de apresentação

Em 2018, uma obra de arte de Christo – sua primeira grande peça ao ar livre a aparecer no Reino Unido – foi apresentada no Serpentine, no Hyde Park de Londres. O London Mastaba era uma escultura colorida em forma de trapézio e feita com mais de 7.500 barris de 200 litros empilhados, exibidos em uma plataforma flutuante.

O artista conceitual Christo posa para fotógrafos em frente ao Reichstag, 26 de junho de 1995Direitos autorais da imagemREUTERS
Christo com seu trabalho no Wrapped Reichstag em Berlim, Alemanha, em 1995

Nascido Christo Vladimirov Javacheff em Gabrovo, Bulgária, em 1935, ele passou um tempo na Áustria e na Suíça antes de se mudar para a França, onde conheceu Jeanne-Claude Denat de Guillebon em Paris.

Junto com a transformação de marcos de grande escala, o casal também criou obras de arte ambientais monumentais juntas em ambientes naturais, antes da morte de Jeanne-Claude em 2009, aos 74 anos.

Jeanne-Claude e Christo enquanto posam juntas na Harlem School of the Arts, Nova York, 26 de abril de 1997Direitos autorais da imagemGETTY IMAGES
Legenda da imagemAs obras de Christo foram produzidas com sua esposa Jeanne-Claude, vista aqui em 1997

Um projeto inacabado em Paris intitulado L’Arc de Triomphe, Wrapped está planejado para ser concluído e exibido em setembro de 2021, de acordo com os desejos de Christo.

“Emprestamos espaço e criamos distúrbios suaves por alguns dias”, disse Christo uma vez.

A declaração de domingo conclui: “Em uma carta de 1958, Christo escreveu: ‘Beleza, ciência e arte sempre triunfarão’. Hoje mantemos essas palavras estreitamente”.