‘Há um indício de desaceleração da curva’, diz secretário de Saúde do Recife, sobre contágio da Covid-19

Ainda é muito cedo para pensar em flexibilização da quarentena mais rígida adotada pelo governo de Pernambuco. Essa é a visão do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Mas ele admitiu: há um indício de desaceleração da curva de casos da Covid-19 na capital pernambucana.

“Há um indício de desaceleração da curva. Mas ainda é precipitado afirmar que já se pode flexibilizar o isolamento. É importante dizer que analisamos esses dados diariamente, junto com o governo do estado e é hora, neste momento que estamos no meio da quarentena, de manter firme o isolamento”, afirmou, em entrevista coletiva pela internet, na manhã desta quarta (27).

Os números mostram que, de fato, da sexta-feira (22) até a terça-feira (26), o número de casos da Covid-19 em Pernambuco, de acordo com os boletins divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, diminuíram. No entanto, de acordo com o próprio secretário, não é possível dizer que o pico da doença já foi alcançado, já que ela pode apresentar curvas de crescimento e baixa em determinados períodos.

Número de casos da Covid-19 em Pernambuco

Dia Número de casos
Sexta-feira (22) 1.849 casos
Sábado (23) 1.026 casos
Domingo (24) 973 casos
Segunda-feira (25) 607 casos
Terça-feira (26) 488 casos

“Ainda há muitas pessoas que não foram expostas ao vírus na nossa cidade. E um relaxamento não programado, não planejado, pode gerar um aumento rápido da transmissão e um aumento rápido no número de casos depois de uma ou duas semanas. Ou seja, qualquer medida de flexibilização precisa ser planejada por cada setor e componente”, disse Jailson.

Parceria com o MPPE

O prefeito Geraldo Julio (PSB) também anunciou uma parceria entre a prefeitura do Recife e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que vai proporcionar a união dos aplicativos Dycovid e Atende em Casa.

“A integração desses dois aplicativos vai permitir que seja avaliado o risco de contaminação de todos que fizerem a opção por utilizar esse aplicativo. O DayCovid vai mapear e classificar o grau de risco de contaminação de cada usuário e encaminhar para o teleatendimento do Atende em Casa. A soma das ferramentas vai ser muito importante para o processo de retomada, que será feito no momento da flexibilização do isolamento”, afirmou o prefeito.

Geraldo falou sobre as vantagens de ter o aplicativo: “Quem decidir baixar o DyCovid terá a vantagem de saber o seu grau de risco e de ser avisado quando tiver um contato com uma pessoa doente”.

Segundo o promotor de Justiça e secretário de Tecnologia e Inovação do MPPE, Antônio Rolemberg, o aplicativo Dycovid tem uma “política de privacidade muito forte”. Ao instalar o aplicativo e permitir que os dados de geolocalização sejam coletados, assim como a movimentação das pessoas, cada celular gera chaves aleatórias que vão mudando, o que garante a segurança dos usuários.

Covid-19 em Pernambuco

Após quatro dias com redução no número de casos da Covid-19, Pernambuco registrou mais 1.065 pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus, chegando a 29.919 confirmações nesta quarta-feira (27). Com mais 140 óbitos, o total de mortes no estado relacionados à doença aumentou para 2.468. Esse foi o maior número de óbitos em 24 horas desde o começo da pandemia, em março.