Instituições lançam campanha de apoio às mulheres

O “Grupo Mulheres do Brasil” em parceria com o “Instituto Xegamiga” lançaram, hoje, uma campanha nacional que se propõe a realizar um abraço virtual às mulheres em situação de risco, durante este momento difícil que a sociedade enfrenta com a pandemia do novo coronavírus.

A campanha “Xegamiga, eu escuto!” se propõem a prestar, nas redes sociais, informações úteis, através de postagens e lives, sobre a violência e o que a mulher pode fazer em situações de agressão, ameaça, dentre outras situações de vulnerabilidade. A campanha também realizará escuta ativa e acompanhará denúncias de vítimas através dos canais: WhatsApp: (81) 9.9885-4095, e-mail: cvmrecife@gmail.com e site: www.xegamiga.com.br.

Hoje, às 17h, haverá uma live com a participação da secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro, a juíza de Direito Dra. Ana Cristina Freitas Mota, a delegada Tereza Nogueira e a liderança do Comitê Combate à Violência contra a Mulher do Grupo Mulheres do Brasil, Elizabete Scheibmayr. O encontro será mediado pela liderança do Comitê Combate à Violência contra a Mulher do Núcleo Recife, Daniela Melo.

A organização ONU Mulheres já havia se posicionado sobre o problema do aumento da criminalidade contra as mulheres no atual cenário de isolamento provocado pelo COVID-19, criando um guia sobre os cuidados com essa população durante a pandemia, indicando como propulsoras desse aumento da violência contra a mulher questões relacionadas com a autonomia financeira, saúde psicológica e relações familiares.

Para a líder do Comitê Combate à Violência contra a Mulher do Núcleo Recife, Daniela Melo, fortalecer a rede de apoio para que as mulheres se sintam encorajadas a não se calar e denunciar os agressores é o caminho para mudança das estatísticas dessa triste realidade que, segundo ela, castra, adoece e mata tantas não somente no Brasil, mas em todo o Mundo.