Prefeituráveis com um pé na folia e o olho no voto

O período de Carnaval também é um momento oportuno para os políticos se aproximarem da população, sobretudo em ano eleitoral. No meio das festividades, os pré-candidatos podem interagir com o eleitorado e visitar as suas bases. Entretanto, nem todos optam pelas festas. Alguns aproveitam o período para descansar ou realizar atividades específicas, como retiros religiosos. O Galo da Madrugada é a atração que deve reunir o maior número de prefeituráveis na festa de Momo.

Para a cientista política Priscila Lapa, os eventos de rua no período carnavalesco são muito propícios para que os candidatos tenham visibilidade e coloquem suas campanhas na rua. “Nessas ocasiões eles aproveitam que existe um sentimento de descontração, de ‘relaxamento’ do eleitor para que eles ganhem visibilidade sem enfrentar a hostilidade que muitas vezes permeia a relação entre os políticos e a população”, analisa. Por outro lado, Priscila pondera que essa visibilidade pode ser uma estratégia inócua. “O eleitor não está com suas atenções voltadas para o assunto ‘política’ e pode, além disso, entender que o candidato está ‘se aproveitando’ do momento”, complementa.

Com uma programação que começou no Baile Municipal do Recife, o deputado federal João Campos (PSB) vai cumprir cerca de 25 agendas e passar por mais de 20 localidades diferentes, incluindo a abertura das festas no Bairro do Recife, Galo da Madrugada e blocos de rua em diferentes comunidades. No entanto, ele pondera que “a aproximação com o eleitor” está “fora de época” porque “o período de eleição é outro”. “O Carnaval do Recife é uma festa bonita e que acontece em todos os cantos da cidade, dá gosto de ver”, disse.

A deputada federal Marília Arraes (PT), que se articula para garantir a sua candidatura, também cumprirá uma extensa agenda nos dias de folia. Entre os destinos da petista está o Galo da Madrugada, vários polos descentralizados, blocos na Capital pernambucana e em Camaragibe. Vale ressaltar que ela marcou presença no Baile Municipal, mas passou longe dos camarotes e circulou entre o público na pista. Túlio Gadêlha (PDT), por sua vez, amplia a programação e percorre a Região Metropolitana do Recife e o Agreste do Estado.

O deputado federal participa da abertura do Carnaval do Recife, do Galo da Madrugada e de vários blocos em Olinda, no Bairro do Recife, em Jaboatão, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho e Bezerros. Gadêlha ainda não oficializou a sua pré-candidatura, mas é apontado pelo presidente nacional do seu partido, Carlos Lupi, como o nome do PDT para a disputa pela PCR. “Eu vou me divertir, eu brinco Carnaval desde criança. Eu vou até mascarado, consigo me divertir mais”, destaca. O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) vai ao Galo da Madrugada e nos demais dias para o Bairro do Recife, Olinda e blocos espalhados pelos bairros da cidade. Já o procurador Charbel Moroun (Novo) disse não ter uma programação definida. “Eu acho importante circular com o eleitor, mas eu, particularmente, já tenho feito isso. Vou usar um pouco o Carnaval para recarregar as baterias para retomar a caminhada que estou fazendo pela cidade e pelos bairros”.

Quem também sai às ruas é a delegada Patrícia Domingos (Podemos). Ela acompanha bloco de Carnaval no Ibura e marca presença no camarote oficial do Galo da Madrugada. Ela também vai circular pelo Bairro do Recife. “É um grande espetáculo que reúne milhares de pessoas de todas as idades e classes sociais de forma muito espontânea. Esse corpo a corpo está cada vez mais raro em função do pouco tempo de campanha exigido pela lei eleitoral. Portanto, são dias especiais, quando a gente pode estar próximo à população e sentir seus anseios no sentido de ter uma qualidade de vida melhor em uma cidade minimamente estruturada”, explica.

O Galo da Madrugada também está na agenda de Mendonça Filho (Democratas). Além disso, ele participa de blocos no Recife, em Olinda e no Bairro do Recife. “Ao longo da minha vida pessoal e também política eu sempre frequentei o Carnaval de Pernambuco. Esse contato direto é sempre importante. Um homem público que tem oportunidade de conviver e viver diretamente o contato com o povo cria um diferencial. O Recife é uma cidade que marca o Carnaval do Brasil”, comenta.
Para o deputado federal André de Paula (PSD), os próximos dias serão de visitas aos municípios do interior que compõem a sua base eleitoral. Por fim, Paulo Rubem (PSOL) acompanha os dois desfiles do Maracatu A Cabra Alada, onde toca há 25 anos, na rua da Guia, no domingo e na terça-feira. Ele também participa de blocos em Olinda, de shows em Casa Forte e no mercado da Boa Vista.

Longe da folia
Vale lembrar que nem todos os prefeituráveis saem às ruas para brincar no Carnaval. Membro da bancada evangélica, o deputado federal André Ferreira (PSC) aproveita o período para visitar retiros evangélicos no Estado. O deputado estadual Marco Aurélio (PRTB), por sua vez, afirma que nunca fez política dentro de igreja, mas que é evangélico e, por isso, pretende ficar com os filhos.

“Tem uma turma que gosto muito, brinco, tenho maior carinho por eles e eles por mim lá no bairro dos Coelhos, irei lá prestigiar a turma, mas vou ficar com meus filhos, minha filha”, garante. Para Priscila Lapa, a decisão de não participar das festas no caso dos políticos que possuem “conexão com o segmento evangélico” é mais eficiente.

“A estratégia de não brincar ou participar dos retiros soa mais eficiente, já que demonstra convicção do candidato em abraçar uma determinada religião. O eleitor entende que o candidato, de fato, pensa e age como ele. Isso é muito relevante para o eleitor que seleciona seu candidato a partir da visão de mundo religiosa”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *