Disputa ideológica entre Sartre e Camus é um embate que continua valendo até hoje

Imagem relacionada

Camus e Sartre foram dois pensadores que honraram a França

Carlos Russo Jr.
Espaço Literário Marcel Proust

Analisar o conflito Sartre-Camus é também falar sobre o fracasso da esquerda e no despedaçamento da esperança de se avançar rumo ao socialismo nos dias de hoje. Após a expulsão dos alemães da França, o Partido Comunista Francês tinha 400 mil filiados e praticamente todos os grandes sindicatos seguiam suas orientações.

Em 1946, no pós-guerra, seus filiados chegaram a 800 mil e nas eleições o partido obteve um terço dos votos; os Ministérios da Educação, da Segurança Social e da Polícia ficaram sob seu controle.

DOIS AMIGOS – Unidos intelectualmente desde 1940 e pessoalmente nos anos de resistência ao nazismo, os dois filósofos e ativistas eram nessa altura não alinhados ao Partido Comunista – Albert Camus como editor de “Le Combat” e Jean-Paul Sartre como o criador do veículo político e cultural mais importante da França, “Les Temps Modernes”.

A polarização da guerra fria e as publicações de Arthur Koestler denunciando, seis anos antes de Khrushchev, os “expurgos, os assassinatos políticos e os gulags de Stalin”, assim como a invasão soviética e o esmagamento da nascente democracia húngara, foram fatores que pressionaram por uma tomada de posição política. E os dois amigos romperam publicamente.

ERAM DEMOCRATAS – Devemos, hoje, buscar no conflito Sartre-Camus aspectos positivos e relevantes, e, sem dúvida a legitimidade de muitos dos posicionamentos políticos de cada um deles. Se Camus jamais foi um partidário do capitalismo selvagem, Sartre nunca foi um stalinista, muito pelo contrário.

Ambos possuíam estreitos compromissos com a liberdade, a democracia e a justiça social, e estes princípios os uniram mesmo na ruptura pessoal e política.

Com um posicionamento ponderado, analisou R. Aronson: “Considero que não se pode ver e viver a história como um teatro de moralidades, onde o bem luta contra o mal. Tal atitude nos impossibilitaria de ver e viver suas ambiguidades e tragédias”.

MUITAS ESPERANÇAS – Ao lado de barbáries como a guerra, as duas primeiras décadas do XX presentearam a humanidade com esperanças de mudanças, de revoluções. Por outro lado, o final do século XX e os primórdios do XXI nos trouxeram o despedaçamento da esperança de avanços rumo a uma sociedade mais igualitária e, mesmo, o sacrifício da própria liberdade.

“Esta luta entre a esquerda livre e a esquerda progressista é o problema essencial de nosso movimento.” Em resposta a “Os mandarins” de Simone de Beauvoir, Camus escreveu “A queda” que lhe abriu as portas para o Prêmio Nobel de Literaturaem 1950. Mas a resposta não se fez esperar: “As palavras”, obra magistral de Sartre, não perde nem originalidade e nem em importância. O Prêmio Nobel de Literatura também lhe foi oferecido.

MARCAS HISTÓRICAS – Num certo sentido, a ruptura entre Sartre e de Camus e o antagonismo ideológico que os separou foram marcas que tingiriam toda a segunda metade do século passado, incluindo a guerra fria, o desmoronar da antiga União Soviética e o galope vitorioso do neoliberalismo globalizante dos anos 1990.

Leia nosso ensaio na íntegra em:
https://www.proust.com.br/post/sartre-e-camus-o-debate-que-alcan%C3%A7a-o-s%C3%A9culo-xxi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *