RIO – O brasileiro Sebastião Salgado recebeu neste domingo o Prêmio da Paz , honraria concedida pela Federação do Comércio Livreiro Alemão. Desde a década de 1950, o prêmio é entregue no último dia da Feira do Livro de Frankfurt , o mais importante evento do mercado editoral.

De acordo com a “Radio France”, Salgado é o primeiro fotógrafo na história a receber a premiação, que já contemplou no passado autores como Vaclav Havel, Jürgen Habermas, Susan Sontag e Margaret Atwood. Como recompensa, ele receberá 25 mil euros.

Ao lado de sua mulher, Lelia Wanick Salgado, o fotógrafo Sebastião Salgado se emociona ao ser premiado em Frankfurt Foto: DANIEL ROLAND / AFP
Ao lado de sua mulher, Lelia Wanick Salgado, o fotógrafo Sebastião Salgado se emociona ao ser premiado em Frankfurt Foto: DANIEL ROLAND / AFP

Um dos principais nomes da fotografia mundial, o brasileiro foi premiado por promover a justiça e paz social em seu trabalho, além de alertar para a necessidade de preservar o meio ambiente. O discurso em homenagem a Salgado foi feito pelo cineasta alemão Wim Wenders , que dirigiu um documentário sobre a obra do brasileiro. Lançado em 2014, “O sal da Terra” chegou a ser indicado ao Oscar.

Durante a entrega, Salgado fez um discurso emocionado, em que criticou a política do atual governo em relação à Amazônia, que ele classificou como “destrutiva”.

“As minhas fotografias mostram o presente e por mais que ele seja doloroso, nós não temos o direito de desviar nosso olhar”, afirmou Salgado.